Especial Parodius, Parte 3: Parodius (16 Bits)

h_hg101

Parodius – Arcade / Super Famicom / PSP (1992)

parodius-coversfc
Capa do Super Famicom

Chegando depois do Gradius 3, Parodius foi lançado primeiramente nos fliperamas (o seu subtítulo significa “Do Mito à Gargalhada”, uma piada com o subtítulo do Gradius 3, “Da Lenda ao Mito”.) O título japonês completo é na verdade “Parodius Da!”, que siginifica algo como “Isso é Parodius!”, mas na maior parte do tempo é simplesmente chamado de “Parodius”. Apresentando nove fases, você pilota um dos quatro personagens – o pinguim Pentarou, Twinbee, a Vic Viper e o Octopus (antes deles o batizarem de Takosuke). Você começa voando por uma fase de navio pirata, seguindo para um circo, um cemitério, um casino e outros lugares bizarros. Apesar deste ser um jogo muito sólido, os jogos mais novos tem um humor mais desenvolvido, e algumas fases aqui parecem meio simplórias. É esta versão que está presente na coleção para PSP.

compare-snes
Parodius (Super Famicom)

A versão para Super Famicom é quase o mesmo jogo que a versão arcade. A versão para SFC tem uma fase exclusiva que se passa numa casa de banhos. Também possui um modo “omake” (chamado de “Lollipop” na versão européia) que uma fase bônus de time-attack.

Parodius – PC Engine (1992)

parodius-coverpce
Capa do PC Engine

A versão para PC Engine, apesar de não ser tão fiel quanto à versão para Super Famicom – a tela precisa fazer scroll para cima e para baixo para mostrar todo o campo de jogo, e a música é de certa forma não tão boa – é muito boa. Há uma abertura extra estranha nesta versão, um level bônus “Omake”, que apesar de ter o mesmo conceito da versão para SFC, é uma fase completamente diferente (e melhor também – a da versão para SFC é basicamente só espaço vazio com inimigos, enquanto aqui a fase é bastante similar á terceira fase do jogo completo).

Gokujou Parodius – Arcade / Super Famicom (1994)

gokujou-cover-sfc
Capa para Super Famicom

Gokujou Parodius: Kako no Eikou wo Motomete (traduzindo toscamente significa “Ultimate Parodius: em Busca da Glória Passada”) é uma continuação bem direta, rodando no hardware mais poderoso do sistema Konami GX, que permite gráficos melhores. Todos os quatro personagens principais estão de volta, juntamente com outros quatro completamente novos: Koitsu, Michael, Hikaru e Mambo, junto com um modo para dois jogadores simultâneos. Alguns destes personagens não usam “options” – ao invés disso, você pode melhorar as armas deles até poderem causar quantidades enormes de destruição. De forma geral, é um jogo mais curto que o original – somente sete fases, comparado à dez – mas as fases em si são mais interessantes, com uma passada por um jogo de garra, uma batalha subaquática contra um navio-gato de guerra, uma homenagem às zonas de speed-up Gradius (com pedras, veados e pontos de exclamação caindo) e uma fase numa discoteca. A música desta vez também é ainda melhor – o remix tecno da “Cavalgada das Valquírias” de Wagner é hilária, e o tema dos espaço sideral é uma mistura muit engraçada de “Yankee Doodle”, “Ej Lucka, Lucka” (uma canção popular tcheca), “Maria Tinha um Carneirinho”, a “Música do Circo”, “A Ponte de Londres Está Caindo”, e “Piquenique”. O jogo termina com uma bomba explodindo e todo mundo morrendo – não estou brincando.

paro2-arcade2
Gokujou Parodius (Arcade)

Este jogo foi traduzido para inglês para os fliperamas e lançado como The Fantastic Journey. A versão para Super Famicom foi uma ótima conversão do jogo dos arcades, mas teve que abrir mão do modo de dois jogadores simultâneos e com um pouco mais de slowdown. Entretanto, algumas armas dos personagens foram alteradas por algum motivo. Além disso a versão para Super Famicom tem três personagens à mais: Goemon, do Mystical Ninja (visto pela última vez no jogo para MSX), Kid Dracula e o Upa. os dois últimos dois apareceriam novamente no Jikkyou Oshaberi Parodius.

Uma das armas dos sinos usada ao longo da série é um megafone. Por um período de tempo limitado, você tem um megafone que grita palavras que fasem uma quatidade absurda de dano. Naturalmente, tudo que é gritado é puta bobagem, mas mesmo assim o texto japonês e as versões traduzidas para inglês são totalmente diferentes. As mais interessantes são: “Toaster Overheated!” (Torradeira Superaquecida!) do primeiro jogo, assim como “Shaving is Boring!” (Depilar é Chato!) e “Got a Stinkfoot!” (Tenho Chulé!). E a cereja do bolo: matar seus inimigos com fórmulas matemáticas.

Jikkyou Oshaberi Parodius – Super Famicom (1995)

jikkyouoshaberi-cover-sfca
Capa do Super Famicom

Apesar de Jikkyou Oshaberi Parodius de ser geralmente chamado em inglês de Chatting Parodius (Parodius Tagarela), um subtítulo mais apropriado seria Parodius Talk Show Live! As versôes para Super Famicom (a única versão doméstica além da do MSX) contém um chip especial que permite se ouvir comentários durante todo o jogo, feitos por um velho japonês. Apesar de ser tecnologicamente bacana na época, não é nada de excepcional – não cosegui entender tudo que ele diz, mas geralmente são coisas como “Cuidado!”, “Isso não foi legal”, ou “Que diabos?”

paro3-alla

Os outros jogos da série não tem um foco específico em seu humor. Jikkyou Oshaberi Parodius por sua vez foca em tirar sarro dos outros jogos da Konami. Depois de sair da discoteca, você voa através de fases baseadas em Tokimeki Memorial, Twinbee, XEXEX e Lethal Enforcers, incluindo músicas remixadas de cada um destes jogos. Eu outras palavras, é um sonho de jogo para os fãs da Konami.

Enquanto a versão arcade de Gokujou Parodius oferecia dezesseis personagens selecionáveis, dos quais metade eram simples duplicatas para o segundo jogador – desta vez, todos os personagens são únicos, mesmo se algumas diferenças entre eles sejam pequenas. Apesar de Michael – meu personagem favorito – ter sido removido (assim como Hikaru e Mambo), novos personagens foram adicionados, incluindo as fadas Memim eSue, e os gatinhos Mike e Ran. Upa e Rupa também estão presentes.

Há também várias fadas escondidas pelo jogo – colete todas para destravar vários cheats. Isso adiciona toneladas de replay value à o que já é um dos melhores jogos de Parodius já lançados – que seria apenas superado pela sua continuação, Sexy Parodius.

Em breve: Parodius (32 bits)!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s