Especial Parodius, Parte 1: Série Parodius

h_hg101

logo-parodius

Por Kurt Kalata

Vídeo games, de forma geral, se levam muito à sério. Considerando o quanto evoluíram desde a sua criação, eu ainda fico surpreso que jogos cômicos ainda são, de forma geral, bem raros. Talvez os designers tenham medo de que as pessoas não entendam as piadas. Talvez eles achem que o humor deponha contra a jogabilidade. Mas a Konami pensava diferente, e criou uma das séries de jogos mais bizarros já feita: Parodius.

O título – “parody/paródia” + “Gradius” = “Parodius” – é tão cretino quanto parece. As esperadas naves espaciais foram substituídas por abelhas, vacas, um navio de guerra com cabeça de gato – e pinguins, muitos e muitos pinguins. Muitas situações são baseadas em fases do Gradius (daí vem o lance de paródia, mas falaremos nisso mais tarde).

O jogo funciona exatamente como o Gradius – você pega cápsulas para avançar na sua barra de power-up, onde você pode escolher os upgrades que preferir. Também roubando de outro jogo de nave da Konami, Twinbee, você pode atirar nas nuvens e pegar uma variedade de sinos coloridos, que te dá power-ups ainda mais loucos, como quadruplicar o seu tamanho ou explodir uma bomba nuclear. Quando você morre, você é mandando de volta à um checkpoint, então há um monte de memorização envolvida.

paro-snes7
Parodius (Super Famicom)

Os gráficos chamam a atenção pelo seu brilho, mas é realmente o design de som que rouba a cena. Usando a filosofia de Looney Tunes, onde música clássica é algo engraçado, muitas das músicas são baseadas em músicas reais, mas com um toque de absurdo. Você tem que dar crédito á qualquer jogo que tenham como temas de chefes de fase músicas como “O Vôo das Abelhas” e a música do “Can Can”. Algo gloriosamente ridículo.

paro2-arcade3
Gokujou Parodius (Arcade)

Depois da grande crise dos jogos de nave do começo dos anos 90 – quando uma enxurrada de jogos muito parecidos fez a maioria das pessoas se indignarem – qualquer coisa fora do padrão se torna digna de notícia. Parodius mescla o humor nonsense japonês com um gameplay sólido, e acaba se tornando uma das melhores franquias de jogos de naves por aí. Viva a Konami! Apesar da franquia ter estado parada por um bom tempo, a Konami ressucitou algumas de suas idéias no jogo 2.5D para os fliperamas, Otomedius.

paro3-snes5
Jikkyou Oshaberi Parodius
(Super Famicom)

Links

MSXnet – Parodius Ótimo artigo sobre o Parodius do MSX.
TwinBee Land Também tem muita informação sobre Parodius.

Personagens

Uma parte importante da série são os personagens absurdos com quem você pode jogar, então aqui está uma rápida apresentação:

Popolon

popolonPopolon é o cavaleiro grego do shooter visto de cima Knightmare, da Konami, e da sua continuação de ação/aventura para MSX/Famicom, Maze of Galious. Ele aparece apenas no Parodius do MSX, e caiu na obscuridade logo em seguida.

Octopus/Takosuke/Takohiko & Belial

Takosuke é um polvo voador que usa bandanas japonesas (apedsdar que em algumas imagens, ele aparece usando calcinhas na cabeça). Nos primeiros jogos ele é apenas chamado de “Octopus”. Muitos nomes masculinos japoneses terminam em “suke”, como Kensuke, Ryunosuke, etc. Combinando isso com a palavra japonesa para octopus – “tako” – você tem Takosuke. Sei filho Takohiko também é jogável em Jikkyou Oshaberi Parodius, e o próprio Takosuke aparece como um velho tarado em Sexy Parodius. Sua parceira é a octopus fêmea amarela Belial. Estes octopi aparecem em todos os jogos da série Parodius.

 

Pentarou & Hanako

Pentarou é o pinguim fofinho que surgiu no jogos Antarctic Adventure e Penguin Adventure e mais tarde estrelou também o Yume Penguin Monogatari para o Famicom. “Tarou” é um nome bem comum entre garotos, incluindo os garotos de histórias folclóricas – então​, combinando isso com “penguin”, se tem “Pentarou”. Sua amada é a Hanako, que significa “pequena flor”, que também é um nome bastante popular para meninas. Pentarou aparece em todos os jogos, exceto Sexy Parodius.

 

Vic Viper & Lord British

Vic Viper é da série Gradius. Lord British surgiu como a segunda nave em Salamander/Life Force, um spin-off de Gradius, e acabou aparecendo também em Gradius Gaiden. Eles aparecem aqui em versão “SD” com o arsenal padrão do Gradius 1. Elas aparecem tem todos os jogos da série Parodius.

 

Twinbee & Winbee

Twinbee e sua parceira Winbee são do jogo de tiro visto de cima da Konami, com o mesmo nome. Seus jogos são bem fofinhos, e são boas escolhas se você é fã do estilo do Parodius. Eles aparecem no jogo original, GokujouJikkyou Oshaberi.

 

Goemon & Ebisumaru

Goemon, da série Mystical Ninja, que se passa no Japão antigo, apenas aparece no jogo original para MSX e na versão para Super Famicom version do Gokujyo Parodius. Ebisumaru, seu companheiro meio ninja, é seu segundo jogador.

]

Michael & Gabriel

Michael e Gabriel são porcos angelicais, com um olhar sério e fraldas (??). Eles também tem ótimas vozes em japonês. Seus nomes vem de santos cristãos (NT: ANJOS cristãos). Eles também tem fantásticas armas de ondas. Surgiram como vilões no Parodius original, eles se tornaram jogáveis em GokujouSexy Parodius.

 

Hikaru & Akane

Hikaru e Akane são as “coelhinhas” que cavalgam balas e são as sexy symbols da série. Elas aparecem em GokujouSexy Parodius, e são também chefes no Jikkyou Oshaberi.

 

Mambo & Samba

Mambo e Samba are peixes tropicais de jeito idiota, mas capazes de atirar muitos, muitos lasers. Eles aparecem em Gokujou e Sexy Parodius.

 

Koitsu, Aitsu, Soitsu & Doitsu

São bonecos de palitinho bem divertidos, que voam em aviões de papel, falam através de rabiscos e aumentam o seu poder de fogo criando duplicatas de si mesmos. Há variações deles em Gokujou, Jikkyou e Sexy Parodius. Seu escudo é uma camisinha. Seus nomes são baseados em pronomes japoneses (Koitsu: esse cara, Soitsu: aquele cara, Aitsu: aquele cara ali, Doitsu: qual cara?)

 

Mike & Ran

Mike e Ran são gatos voadores, e seus tiros se parecem com bolas de pelo. Eles são um dos designs mais sem graça, apesar de serem meio fofinhos. Eles só aparecem em Jikkyou Oshaberi Parodius. Segundo o manual, eles são amigos de Twinbee e Winbee. Não há mais nada pra se falar deles, na verdade.

 

Upa & Rupa

Upa e Rupa são os heróicos bebês do jogo de plataforma da Konami para Famicom, Biomiracle! Boku tte Upa. Eles estão na versão para Super Famicom de Gokujou, e em todas as versões do Jikkyou Oshaberi. Ele também aparece como personagem selecionável no Wai Wai World 2 para Famicom.

 

Dracula & Kid D

Kid Dracula é… bem, o filho do Drácula, que surgiu num divertido spin-off da série Castlevania – conhecido como Boku Dracula-kun no Japão e Kid Dracula nos EUA. Ele só está no Gokujyou Parodius do Super Famicom, e escondido no Oshaberi Parodius.

 

Memim & Sue

São as fadinhas bonitinhas que substituem Hikaru e Akane no Jikkyou Oshaberi Parodius. Elas atiram frutas.

 

Ivan & Toby

Já que o Pentarou ficou sentado na frente da máquina de escrever durante todo o Sexy Parodius, o papel do pinguim passou para estes soldados. Seus nomes dão um trocadilho com os pinguins Iwatobi, que são uma raça com sombrancelhas enormes.

 

Option & Multiple

Geralmente conformado em fazer nada à mais do que seguir a sua nave nos jogos dá série Gradius, o Option cria vontade própria no Sexy Parodius. Multiple é o seu parceiro, que é como eles são chamados em Salamander/Life Force. Sua habilidade principal é se transformarem em versões do Michael, Koitsu, ou na nave do jogo de arcade da Konami, Thunder Cross. E por uma questão de justiça, Option usas pequenas Vic Vipers como seus options.

Shooting Star & Black Viper

A Shooting Star é pilotada por Ace, um personagem de Twinbee Yahho! Ela faz dupla com a Black Viper, que parece ser totalmente original e tem um arsenal de armas um pouquinho diferente.

 Em breve: Parodius (8 bits)!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s