Especial Gradius, Parte 16: Salamander (Anime)

h_hg101

Salamander – Anime (1998)

cover-salamanderanime

Capa do VHS

O enredo dos jogos Gradius e Salamander – detalhado apenas nos manuais dos jogos e nas cenas entre as fases dos jogos para MSX – é bem esparsa, mas isso não impediu a Konami de produzir três OVAs nos anos oitenta, em conjunto com o Studio Pierrot. Cara um tem a duração de 45 minutos – o primeiro detalha a história do Salamander, o segundo se passa antes do Gradius original, e o terceiro conta detalhes vagos da história do Gradius II.

anime-01

Salamander (Anime)

O primeiro anime começa com o planeta Latis sob ataque do planeta Salamander. Logo descobrimos que ele é uma forma de vida orgânica criada pelo Império Bacterion, enviado para destruir e transformar outros planetas em monstruosidades semelhantes. O imperador, Lord British (sim, ele é um personagem, não o nome da nave) recruta três heróis do Planeta Gradius – Eddy, Stephanie e Dan – para destruir seus inimigos. Juntos, ele embarcam em seus caças espaciais, infiltram-se no planeta demoníaco e matam alguns vilões. Eles acabam lutando contra o chefe cabeça de caveira da quarta fase do Salamander/Life Force para FC/NES. Neste meio-tempo, Eddy se sacrifica voando para dentro do corpo de um grande dragão espacial, permitindo que seus compatriotas destruam o core e salvem o dia.

anime-02

Salamander (Anime)

O segundo episódio, que tem o subtítulo “Paola’s Meditation” (Meditação de Paola), detalha a ameça Bacterion e seus primeiro ataque ao planeta Gradius. Apesar de pouco se saber sobre o império Bacterion, eles parecem se espalhar através de uma névoa negra, que torna objetos inorgânicos em massas orgânicas atterorizantes, completas com músculos e veias pulsantes. Depois do ataque inicial, três pilotos espaciais – novamente, Eddy, Stephanie e Dan – descobrem uma nave abandonada, flutuando no  espaço. A única sobrevivente é uma mulher chamada Paola, que parece tere algum tipo de habilidade psíquica de predizer o ataque dos Bacterions. Durante uma missão de reconhecimento, Eddie acaba desobedecendo ordens e é rebaixado. Ele se une á Paola para localizar um obelisco misterioso (que tem o formato de uma cabeça Moai) que está aparentemente atraindo os Bacterions. Paola o engana, fazendo-o destruir o obelisco, que é quando ela revela ser uma agente secreta Bacterion, e que o obelisco na verdade protegia o planeta de ser invadido. Enquanto isso, Stephanie e Dan fazem um ataque à Zelos, uma das naves pricipais da frota Bacterion (esta é a mesna nave de guerra mostrada na tela de título e e na capa dos jogos). Depois de lutarem contra algumas naves Big Core, eles se deparam com o cérebro central, que na verdade é o pai da Stephanie (aparentemente, os Bacterions usam os cérebros dos humanos capturados para controlar suas naves). Stephanie destrói o cérebro de seu pai, salvando o planeta Gradius. Os créditos finais mostram um scroll horizontal através da última fase do Gradius, imitando o vídeo-game.

anime-06

Salamander (Anime)

O terceiro episódio – com o subtitulo “Gofer’s Ambition” (a Ambição de Gofer) – começa com a assinatura de um tratado de paz entre os planetas Gradius e Latis. Exatamente quando Lord British começa à dar em cima da Stephanie, ela é capturada pelos Bacterions. A traiçoeira Paola também está de volta, desta vez ameaçando por o cérebro de Stephanie em Gofer, uma enorme monstruosidade que controla outra de suas naves de guerra. Novamente, Dan e Lord British partem para salvá-la, eventualmente atravessando erupções solares, derrotando dragões de fogo e matando o chefe da segunda fase. Também aprendemos que os Bacterion parecem ser uma forma de vida cristalina.

anime-08

Salamander (Anime)

A animação é típica dos animes do fim dos anos 80/começo dos 90. O character design não nada especial, e os designers mecânicos tomaram muitas liberdades com a Vic Viper, tanto que ela não se parece muito com a do jogo. De modo geral, o melhor do anime está em em reviver momentos do jogo, com as Vic Vipers lutando contra os vários chefes, enquanto as familiares músicas do jogo – levemente melhoradas – tocam ao fundo. Em certos episódios, há exposição demais e pouco conteúdo. Isso é bem verdade no primeiro episódio, onde os personagens ficam sentados por meia hora, falando sobre destruir os vilões, ou invés de realmente fazer isso. Os segundo e terceiro episódios são muito melhores neste quesito, com enredos mais interessantes e um foco maior na ação.

anime-10

Salamander (Anime)

O legal é que o anime fornece algum contexto aos jogos – nós ouvimos falar dos planetas Gradius e Latis, mas desta vez podemos realmente ver sua cultura e civilização. Mas apesar disso, é uma nime bem padrão de ação e ficção científica, com personagens pouco interessantes.

O anime foi lançado em VHS e Laserdisc apenas no Japão. Entretanto, você consegue achar cópias piratas por aí. Elas tem legendas em inglês, mas elas geralmente pulam algumas linhas de diálogo.

Galeria

Em breve: Série Parodius!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s