Modelo da Semana: Canon V-30/V-30F

Olá pessoal! Hoje vamos falar um pouco sobre um dos MSXs mais raros do planeta, o Canon V-30!

 canon V-30 cut

Canon V-30/V-30F

Muito pouco se sabe sobre este computador, até fotos deles são raras na internet – todas as fotos que existem online estão neste artigo, pra você ter só uma idéia. O pouco que se sabe é que este computador trata-se de um MSX2, com 64K de memória e um drive de disquete embutido. Existiria ainda uma variante “F”, que contaria com dois drives embutidos e 128K de memória.

Canon_V30F_ALL

Com esta foto acima, vemos que ele não apresenta nada fora do padrão – conexões de vídeo por RF, RCA e RGB, porta para impressora, dois slots de cartucho, sendo um na traseira (estranhamente colocado na parte de cima do aparelho) e uma tomada para ligar o monitor diretamente nele, assim como nos Experts da Gradiente. A lateral conta com duas entradas para joystick e uma para o teclado. Não temos como saber se este modelo conta com uma entrada para Data Recorder – talvez ela esteja do outro lado do aparelho.

Canon_V30F

Canon_V-30F_Mitsubishi_ML-G30_MSX_Magazine_1988_08Estas informações, juntamente com as imagens disponíveis, nos levam à alguns questionamentos:

  • Todas as fotos que temos disponíveis são do V-30F, mostrando-o com 1 ou 2 drives embutidos. Isso não significaria muita coisa se estas fotos fosse feitas por usuários, que poderiam ter removido um dos drives por algum motivo, mas elas são TODAS fotos de divulgação. Isso nos leva a crer que estas informações disponíveis na internet não estão 100% corretas;
  • Tanto não se tem certeza da quantidade de drives em cada modelo, que a este site diz ainda que o V-30 teria DOIS drives de 5 1/4 (?) enquanto o V-30F teria dois drives de 3 1/2. Já a entrada sobre o V-30/V-30F no Ultimate MSX FAQ diz o contrário do que disse no primeiro parágrafo deste artigo;
  • Ainda falando sobre informações incorretas, observe a imagem retirada da revista (abaixo, que o mostra juntamente o Panasonic FS-A1F, Victor H-90 e Mitsubishi ML-G30mkII – ela fala que o V-30F teria apenas 64k de RAM (+2 drives de dupla densidade, pelo que pude entender do texto em katakana do título da chamada, o que também é diferente dos specs apresentados por aí na internet;
  • Como todas as fotos são da versão “F”, será que o V-30 “puro” realmente existiu. Talvez ele nunca tenha existido, e o V-30F seja a única versão existente, onde o “F” seria de “Floppy” (disquete) por ser o primeiro (e único) MSX da Canon à ter drives embutidos. mesmo em alguns sites japoneses, eles só se referem ao V-30F, como se nunca tivesse existido um micro chamado apenas de V-30;
  • Uma única foto mostra ele com apenas um drive, e as outras duas o mostra com dois drives. Se seguirmos a idéia de que só o V-30F existiu, talvez tivessem existido versões “1” e “2”, como aconteceu em outros micros MSX com dois drives, que eram vendidos em variantes com 1 ou 2 drives embutidos, como o National FS-5500 e o Mitsubishi ML-G30/ML-G30mkII, entre outros.

Mas…

A única foto que eu encontrei de V-30F em uso é esta aqui:

BCfcO0_CcAElNh0.jpg large

Isso prova que o V-30F existe de verdade, mas não prova necessariamente que ele foi lançado no mercado. Pode ser que esta seja uma antiga unidade de uso interno da Canon, é difícil saber. pela foto pode-se perceber que, mesmo sendo um V-30F, o gabinete diz que ele tem 64k de memória e 128k de RAM. Acho que isso ajuda a matar pelo menos parte do mistério sobre as especificações dele.

Se você tiver mais informações ou fotos do V-30/V-30F, não deixe de entrar em contato – vamos tentar matar esta charada😉

Canon V-335

Falando em micros raros (ou que nunca foram lançados) da Canon, cabe falar aqui também do V-335. Deste sabe-se ainda muito menos. A única informação existente é que ele seria um MSX2, mas nenhuma especificação técnica ou fotos são conhecidos(as). Assim como o V-30F, se você tiver mais informações sobre o o V-335, entre em contato conosco.

Ficha Técnica

Seguem abaixo as especificações conhecidas do micro – reproduzo aqui as informações obtidas online, principalmente baseado em minhas conclusões conseguidas pelas fotos:

NOME                 V-30F
PADRÃO               MSX2
FABRICANTE           Canon
PAÍS                 Japão
ANO                  1986(?)
SOFTWARES INCLUSOS   ?
TECLADO              QWERTY mecãnico completo
RAM                  64 kb
VRAM                 128 kb
ROM                  ?
PORTAS ENTRADA/SAÍDA 2 entradas de joystick
                     2 slots de cartucho
                     Saída de vídeo RGB
                     Saída de vídeo A/V (RCA)
                     Saída de vídeo RF (apenas no modelo PAL)
                     Conector para Data Recorder(?)
                     Porta paralela (impressora)
OUTROS               1 ou dois drives de 3 1/2 embutido(s)

Galeria

Fonte: MSX Zone, Ultimate MSX FAQ, MSX.org, (?)

3 Respostas para “Modelo da Semana: Canon V-30/V-30F

  1. Bacana o artigo, não conhecia esse modelo. Só tem uma coisa que eu não concordo:

    “dois slots de cartucho, sendo um na traseira (estranhamente colocado na parte de cima do aparelho)”

    Se observar bem os slots do Expert são na parte de cima e tem mais o bus expansion (slot2) que também é na parte de cima, todos os conectores ficam mais no meio ou na parte de baixo. A posição dos conectores de joystick e teclado do V30F, também corrobora para a placa principal ser na parte superior, logo acima dos drives.

  2. Concordo com vc, com certeza a placa fica na parte de cima do aparelho (eu até ia comentar isso no artigo, ams acabei esquecendo) com os drives abaixo da placa, o que é um pouco incomum. Quanto a colocação sobre o slot traseiro, é mais no sentido de que geralmente (mas não via de regra) o slot traseito fica rente á base, geralmente para facilitar a ligação de expansores de slot.

  3. Já vi um desses… um cara chamado eder em sao jose do rio preto tinha….ou então estou ficando louco….rsrs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s