Série Dragon Slayer, parte 5: Sorcerian (Parte II de II)

Nota do Tradutor: Esta é a segunda parte da matéria sobre Sorcerian, que foi dividida em duas para não ficar muito extensa pelo padrão deste blog. Nesta segunda parte, estaremos cobrindo as conversões do Sorcerian para Mega Drive, PC Engine, Windows e Dreamcast.

Sorcerian (Mega Drive) Capa

Série Dragon Slayer:
I: Dragon Slayer
II: Xanadu
III: Romancia
IV: Drasle Family (Legacy of the Wizard)
V: Sorcerian (Parte I) | (Parte II)
VI: Legend of Heroes
VII: Lord Monarch
VIII: Legend of Xanadu

Outros:
Legend of Xanadu II
Xanadu Next

Sorcerian – Mega Drive (1990)

Sorcerian (Mega Drive)

A SEGA tinha uma forte relação com a Falcom, e com isso portou vários de seus jogos para Mega Drive e Mega CD, como Legend of Heroes, Popful Mail e Lord Monarch. Como era de se esperar, eles também trouxeram Sorcerian para o seu console, com resultados muito bons. O jogo tem gráficos e sons melhores, jogabilidade bem suave, e dez cenários totalmente originais. Apesar da limitada paleta de cores do Mega Drive, os visuais são bem bonitos, e a nova trilha sonora é bem feita. Na época foi com certeza a versão de Sorcerian com a melhor qualidade – e não seria superada até o lançamento do Sorcerian Original, para Windows.

Sorcerian (Mega Drive) 2

Sorcerian – PC Engine Super CD (1992)

Sorcerian (PC Engine) Capa

Sendo portado para o formato PC Engine CD, Sorcerian foi lançado em 1992, pela Victor Entertainment. Sendo em CD, p jogo obviamente recebeu uma trilha sonora em qualidade de CD para todas as músicas, com exceção das músicas da cidade e do castelo, e conta com uma abertura “animada”, assim como o encerramento, no estilo dos jogos da época (com sprites de animação deslizando pela tela). Enquanto os outros jogos Sorcerian usavam um estílo artístico de “anime”, a versão para PC Engine utilizava uma arte num estilo mais ocidental, o que é um pouco estranho. Assim como a versão para Mega Drive, ele apresenta gráficos melhorados, jogabilidade mais suave e claro, melhor qualidade de áudio, similar aos jogos da série Ys para o PC Engine, apesar da trilha sonora ter sido arranjada por um time completamente diferente. Quanto aos cenários, ele conta com sete cenários do jogo original, e três inéditos, somando um total de dez.

Sorcerian (PC Engine)

MP3s

The Cursed Oasis – Desert
Cursed Queen Mary – Aboard Ship
Cursed Queen Mary – Landing Party
The Gods in Heaven – Evil Shaman
The Ice Cave – Cave 1

Sorcerian Forever – Windows (1997)

Sorcerian Forever (Capa)

Depois das versões para consoles, houve cinco anos de silêncio… e então… um novo Sorcerian! Sorcerian Forever é realmente um jogo novo, com cenários totalmente inéditos, gráficos muito melhorados e o bônus de ser compatível com os computadores modernos (foi feito para o Windows 95), além de uma trilha sonora fantástica em redbook audio CD. A jogabilidade não foi alterada em nada, o que emula até o horrível scrolling quadro-a-quadro. Apesar deste problema, Sorcerian Forever também oferece uma conveniente interface na tela, para acessar os stats, informações sobre monstros, equipamento, etc.

Sorcerian Forever (Windows)

Existem também algumas outras mudanças na cidade que tornam o jogo bem mais fácil de se jogar. Por exemplo, você pode comprar equipamentos mágicos na loja de armas e você também pode visitar uma localidade nova, a academia de magia. Você pode ler sobre os efeitos de várias magias e por uma pequena taxa, pode aprender quais elementos deve usar para adicionar os efeitos destas magias á algum item. E finalmente, por uma quantia ridiculamente alta de ouro, você pode fazer com que a academia faça o trabalho por você e, por exemplo, encantar um cajado com a magia de cura. Infelizmente, o jogo inclui apenas cinco cenários, logo é bem curto para um jogo de Sorcerian… o que é uma pena, pois caso contrário esta seria a versão definitiva de Sorcerian.

Sorcerian Forever (Windows) 2

MP3s

Scenario 1

Sorcerian Original – Windows (1999)

Sorcerian Original (Capa)

Sorcerian Original é um remake completo do jogo original para Windows, com gráficos melhorados para Windows 95. os gráficos não são tão bem feitos como os de Sorcerian Forever, mas estão bem próximos. Sprites são praticamente da mesma qualidade dos de Sorcerian Forever, mas os gráficos de fundo são compostos por versões mais coloridas dos mesmos tiles toscos da versão original para PC. Entretanto, o scrolling é muito mais suave. A interface também foi aprimorada, com pequenas barras de energia, que substituem a grande e desajeitada janela de status. A arte estática do jogo (na cidade, por exemplo) é de qualidade discutivelmente superior comparada a de Sorcerian Forever, mas isso é uma questão de gosto pessoal. A música é quase a mesma das versões para PC98, apesar de terem sido remasterizadas para soar um pouco melhores. Interessante notar que todo o áudio do jogo (efeitos sonoros e música) são arquivos .wav de 44 kHz na versão em DVD, mas no versão em CD, são de 22 kHz. Como em Sorcerian Forever, Sorcerian Original inclui a utilíssima academia de magia na cidade, assim como há equipamento mágico à venda na loja de armas.

Sorcerian Original (Windows)

Como bônus, assim quer você termina os quinze cenários originais, você pode jogar os cinco cenários que compõem Sorcerian Forever, usando o engine do Sorcerian Original. Este é um tributo adequado para o jogo original, mas ficamos imaginando o quão melhor ele seria se ele contasse com o estilo gráfico do Sorcerian Forever  e com uma trilha sonora completamente rearranjada.

Sorcerian Original (Windows) 2

MP3s

Where We Meet – Menu

Sorcerian: Disciples of Seven Star Sorcery – Dreamcast (2000)

Sorcerian (Dreamcast) Capa

Como se o lançamento do Sorcerian Original não fosse o suficiente, a Victor também trouxe o jogo para o Dremcast em 2000, sob o título de Sorcerian: Disciples of Seven Star Sorcery. Esta versão conta com os dez cenários da versão original, mais cinco cenários totalmente novos. O jogo inteiro se utiliza de gráficos poligonais em 3D, que são bastante, bastante feios – não é exagero dizer que este é o jogo mais feio de Dreamcast já produzido. Muitos dos designs do personagens são baseados num tipo orrível de renderização por computador que era bastante presente no início da era 32 bits, e os gráficos de fundo são repetitivos e sem graça. Entretanto, pode-se questionar isso, dizendo que a Victor apenas estava tentando emular o feeling “old school” dos jogos da série Sorcerian para PC.

Sorcerian - Diciples of Seven Star Sorcery (Dreamcast)

Muitos cenários são jogados em uma perspectiva 2D inclinada, em scrolling lateral, e são bem parecidos com os jogos originais, incluindo os controles bizarros de pulo. Apesar disso, vários dos novos cenários apresentam sequências com visão aérea, que são bem fracas. Como ponto positivo, a animação é mais fluída, e os ataques tem um pouco mais de alcance, logo fica mais fácil de saber se você está acertando alguma coisa. E ainda há um botão para pulo desta vez! A interface da cidade ganhou artes novas, e é um pouco mais fácil de se navegar por ela. também várias das antigas músicas foram melhoradas com um sintetizador um pouco melhor (similar aos CDs de música Sorcerian Forever, que estranhamente não tem relação alguma com o jogo Sorcerian Forever). Também incluído na primeira tiragem do jogo está um CD de música, apresentando ainda outras versões rearranjadas das músicas clássicas.

Sorcerian - Diciples of Seven Star Sorcery (Dreamcast) 2

MP3s

The Lost Kings’ Scepter – Dungeon

Outros

Existem também outras versões, sobre as quais pouco se conhece. Uma versão de Sorcerian foi lançada para os telefones celulares japoneses, e parece ser uma ver~soa condensada do jogo original. Ao invés de comprar o jogo, você pode comprar cada cenário separadamente, o que talvez seja uma boa idéia para um jogo para celular. A Aruze aparentemente fez um jogo arcade baseado no Sorcerian, e um MMORPG de Sorcerian chamado Sorcerian Online também foi lançado, mas parece ter muito pouco em comum com o jogo original.

Sorcerian (Celular)

A evolução de Sorcerian é bem estranha,e diferentemente de outras séries, que cresceram e se desenvolveram em suas várias continuações, Sorcerian se manteve próximo às suas raízes em todas as suas versões, fazendo até os seus jogos mais recentes parecerem bem datados. Isto talvez assuste para muitos jogadores atuais, as a série inteira  foi feita para os jogadores que lembram dos tempos antigos do gênero, danem-se os avanços tecnológicos. Anos e anos depois, sua simplicidade ainda é oferece uma experiência viciante. Agradecimentos ao Conn pelos screenshots de Sorcerian Original, e ReyVGM pelas imagens da versão em disco para MSX2.

Sorcerian Online

Confira mais fotos de todas as versões do jogo na galeria no fim deste artigo.

Links

Sorcerian Data Room O site mais completo na Internet. mas está todo em japonês, infelizmente. Muito obrigado à este site por parte das informações!
Flynn’s Classic Games – Sorcerian Um rápido review.
Sorcerian Online O site oficial do MMORPG.

Vídeos

Propaganda do Sorcerian para Mega Drive

Abertura de Sorcerian para Mega Drive

Sorcerian para PC Engine

Sorcerian Forever para Windows

Propaganda do Sorcerian Original para Windows

Sorcerian para Dreamcast

Abertura do Sorcerian para Dreamcast

Galeria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s