Especial Gradius, Parte 3: Gradius 2/Nemesis 2


Gradius 2/Nemesis 2 – MSX, PlayStation, Saturn, PSP (1987)

Capa de Nemesis 2 (MSX)

A primeira continuação de Gradius apareceu exclusivamente no MSX. Ela se chama Gradius 2 (ou Nemesis 2 na Europa), e não deve ser confundida com Gradius II (com algarismos romanos), que apareceu nos arcades no ano seguinte. É um jogo completamente original, com vários aspectos legais que não apareceram em nenhum outro jogo da  série. Para começar, é o primeiro jogo da série a ter um enredo. Na maioria das vezes, a história de Gradius tem sido “caras maus atacam, um cara pega a Vic Viper e vai destruí-los”. Agora há uma animação de abertura que apresenta o herói, James Burton, e sua luta para destruir Venom, o alienígena verde malvado. Os jogos para MSX também abriram mão da Vic Viper em favor de novas naves – aqui, um caça chamado Metalion estrela o papel principal.

Gradius 2 (MSX)

Várias da características clássicas da série foram introduzidas aqui – apesar de não haver a fase das estátuas moai, há um fase em ruínas, uma fase de plantas, uma fase biológica (que na verdade parece que você está voando por dentro de intestinos) e uma fase em chamas. Existem vários chefes desta vez, mas eles tendem a se repetir em algumas ocasiões. Quando você destrói um deles, você tem a oportunidade de voar por dentro do núcleo e entrar dentro da nave para uma mini-fase. Se você a completar – e matou o chefe rápido o suficiente – você será recompensado com uma arma nova. Se você for destruído ou demorou demais, você não ganha nada.

Gradius 2 (MSX) 2

Várias das armas são bem legais – o laser Up atira um pequeno raio diretamente para cima, e pode ser combinado com o laser normal. O laser Down é a mesma coisa, mas atira para baixo. O Reflex Ring é como um bumerangue, enquanto o Napalm Missile é como a Spread Bomb dos jogos mais atuais, explodindo ao fazer contanto com um inimigo. Há também uma arma de chamas chamada Fire Blaster, que é praticamente inútil. Todas as suas armas podem receber upgrades ao selecionar a mesma arma duas vezes, dando-lhe mísseis mais rápidos ou tiros mais fortes. Alguns inimigos deixam powerups adicionais com vários efeitos, incluindo Enemy Slow, que faz o tempo fluir mais lentamente; o Option Ring, que faz seus options girarem em volta de sua nave por algum tempo; o Vector Laser, que dispara uma parede de energia; e o Rotary Drill, que permite que você escave através de certas paredes. Este conceito de powerups adicionais fora da barra de powerup foi mais tarde levado à série Parodius.

Gradius 2 (MSX) 3

Existe muita coisa legal, mas o scrolling quadro-a quadro realmente atrapalha as coisas. Além disso, o Gradius 2 tem uma horrível mecânica do Ghosts n’ Goblins – depois de um certo ponto, você precisa jogar novamente todas a fases novamente, em ordem reversa, antes de chegar na última fase. Apesar do scrolling, os gráficos de fundo são bem legais, e mesmo que as cores pareçam meio estranhas, a música é fantástica.

Gradius 2 (MSX) 4

Gradius 2 é um jogo único por vários motivos, sendo culpa do hardware os seus defeitos. Entretanto, existe uma versão do jogo no Salamander Portable para o PSP, lançado somente no japão. Ela inclui uma versão melhorada do jogo, como scrolling suave e gráficos levemente melhorados. Não é tão bonito quanto o Nemesis ’90 Kai (veja abaixo) mas é a melhor forma de jogá-lo.

Gradius 2 (PSP)

Gradius 2 also também aparece no PlayStation e Saturn como parte de alguns MSX Antique Collections lançados para estes sistemas. Entretanto, o MSX tinha uma função única, onde você podia colocar um cartucho diferente no segundo slot, causando vários efeitos diferentes. Por exemplo, Penguin Adventure transforma a sua nave em um pinguim, e Maze of Galious permite que você mantenha seus powerups após morrer. Isto se perde nestas coletâneas, mas existe uma opção especial para emular estas habilidades na versão para PSP. Existe também uma versão beta do jogo para MSX na internet, que tem duas fases completamente diferentes, incluindo uma bela fase egípicia (veja abaixo).

Confira mais imagens de Gradius 2 (MSX) na galeria no fim deste artigo.

MP3s

Baixe aqui

Colossal Planet
Ancient Planet
Air Battle
Demo 3

Nemesis ’90 Kai – X68000 (1990)

Nemesis '90 Kai (X68k)

Nemesis ’90 Kai é um port aprimorado do Gradius 2 para MSX, desenvolvido por uma empresa chamada SPS. é uma conversão bem fiel, com gráficos melhorados, quase no mesmo nível de Gradius III. Devido aos controles mais rápidos e ao scrolling suave, é uma experiência bem melhor que da versão original. Existem também duas fases completamente novas –  uma fase de asteróides e outra de cachoeiras. Infelizmente, ele nunca foi portado para outro sistema.

Nemesis '90 Kai (X68k) 2

Confira mais imagens de Nemesis ’90 Kai (X68k) na galeria no fim deste artigo.

MP3s

Baixe aqui

Colossal Planet
Ancient Planet
Air Battle
Fort Planet

Nemesis ’94 – X68000 (1994)

Nemesis '94 (X68k)

Esta é mais uma versão para o Sharp X68000. Entretanto, esta é uma versão muito mais fiel ao original, já que as únicas diferenças estão nos gráficos e na música. Esta versão não possui as fases extras e chefes do Nemesis ’90 Kai. Na verdade, esta se trata de uma versão não-oficial feita por um fã.

Nemesis '94 (X68k) 2

Nemesis 2 Beta – MSX

Gradius 2 Beta (MSX)

O Nemesis 2 Beta é um protótipo do Nemesis 2, amplamente disponível na internet. Ele possui várias características diferentes da versão comercial do jogo, mas está basicamente completa, apesar de ter vários bugs. Neste protótipo, o jogo pode ser jogado até o final, e até contem um final (curto). Sua característica mais notável é a presença de duas fases extras, duas novas músicas e um chefe de fase, que não foram incluídos na versão final do jogo. Uma lista das principais diferenças pode ser conferida aqui, assim como uma descrição mais detalhada as fases extras.

Gradius 2 Beta (MSX) 2

Vídeos

Gradius 2 – Abertura (MSX)

Gradius 2 – Primeira fase (MSX)

Nemesis ’90 Kai (X68000)

Nemesis ’94 (X68000)

Nemesis 2 Beta – 4a. Fase + Fase Secreta (MSX)

Nemesis 2 Beta – 6a. Fase (MSX)

Galeria

Semana que vem: Gradius II: Gofer no Yabou!

Uma resposta para “Especial Gradius, Parte 3: Gradius 2/Nemesis 2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s