Série Dragon Slayer, parte 5: Sorcerian (Parte I de II)

Sorcerian – PC-88/PC-98/IBM-PC/MSX2 (1988)

Sorcerian (IBM-PC) Capa

Por Al LaPrade

Parte cinco da “série” Dragon Slayer, Sorcerian é uma mistura bizarra de jogo de plataforma e conceitos adotados tanto dos RPGs ocidentais, como  Wizardry e os RPGs simplificados japoneses, como Dragon Quest. O que poderia se tornar uma bagunça absurda em mãos mais despreparadas, acabou se tornando um experimento extremamente charmoso e bem-sucedido, sendo uma idéia totalmente fora do padrão do que tinha sido feito nos Estados Unidos e no Japão durante os anos 80. A fantástica trilha sonora com certeza contribuiu para isso, sendo composta pelo venerável Yuzo Koshiro.

Sorcerian (PC-88) Capa

Série Dragon Slayer:
I: Dragon Slayer
II: Xanadu
III: Romancia
IV: Drasle Family (Legacy of the Wizard)
V: Sorcerian (Parte I) | (Parte II)
VI: Legend of Heroes
VII: Lord Monarch
VIII: Legend of Xanadu

Outros:
Legend of Xanadu II
Xanadu Next

Numa primeira análise, Sorcerian parece uma cópia de várias idéias presentes no clássico RPG para computador da Sir-Tech, Wizardry: crie quatro personagens que devem comprar equipamento na cidade, entrar em cavernas e dungeons para matar monstros e acumular pontos de experiência, completar missões, recuperar artefatos, voltar à cidade e ficar mais forte. Apesar de tudo isso, a jogabilidade de Sorcerian não tem nada a ver com Wizardry.

Sorcerian (IBM PC)

Existem vários aspectos em Sorcerian que se destacam como únicos, especialmente em um RPG japonês para computador. Primeiramente, você tem total liberdade para criar seus personagens. As escolhas são poucas: Guerreiro Humano (Human Fighter), Feiticeiro Humano (Human Wizard), Anão (Dwarf), e Elfo (Elf). Um grupo típico tem um personagem de cada tipo. Você pode customizá-los ainda mais, escolhendo seu gênero e distribuindo um número aleatório de pontos extras para as habilidades deles/delas. Você também pode dar um emprego para cada personagem! Ocupações mudam os stats dos personagens e o quanto eles ganham à cada ano quando não estão na ativa.

Sorcerian (IBM PC) 2

“Cada ano quando não estão na ativa??” como assim? Você vai esbarrar neste aspecto do jogo assim que você começar a explorar as opções disponíveis na cidade. Além das coisas básicas, como comprar equipamento e ir à igreja, você pode ter seu equipamento imbuído de poderes elementais e pode treinar habilidades. Ambas ações levam tempo para serem feitas, o que é feito saindo-se da cidade e escolhendo a opção “Advance Time” no menu principal.

Sorcerian (IBM PC) 3

O sistema de magia merece uma menção especial. Ele é extremamente complicado, onde é necessário escolher entre vários encantamentos elementais… muitos dos quais interagem entre si para criar magias novas ou mais poderosas. Na pior das hipóteses, um certo encantamento irá te dar bônus em alguns stats, enquanto ao se experimentar o sistema com mais cautela se é possível criar magias para serem embutidas no seu equipamento. Já que feiticeiros e Elfos não podem usar armas, eles precisam destas magias para serem úteis em combate.

Para o jogador de primeira viagem, começar a jogar Sorcerian é um pouco intimidante, especialmente se você estiver jogando alguma das versões japonesas (veja no screenshot a tradução do menu principal). Primeiramente, você deve criar os seus personagens. Você precisará criar pelo menos quatro ao todo, mas algumas versões tem grupos já prontos que você pode usar. Então você deverá ir à cidade para equipá-los (não deixe de escolher a opção “Disband Party”, senão o jogo irá reclamar). Leve cada um de seus personagens à loja de equipamento, e compre uma espada, armadura e escudo para os guerreiros, um cajado, manto e anel se eles forem usuários de magia. Quando você voltar ao menu principal, organize um grupo e mande-os em uma aventura. Alguns cenários tem um limite de quantos personagens você poderá levar em cada missão – geralmente é de três ou quatro.

Sorcerian (IBM PC) 4

Tecnicamente, você pode sair da missão pela entrada, e pode vender tudo o que você pilhou. Você também pode jogar o mesmo cenário várias e várias vezes para conseguir mais dinheiro. E você pode escolher qualquer missão à qualquer hora, com exceção da última missão, que fica trancada até que todas as outras sejam completadas. Mesmo que alguns detalhes de cada missão sejam um pouco diferentes, elas praticamente seguem o mesmo padrão: matar tal coisa, salvar tal pessoa, achar este ítem. Não há um enredo principal em Sorcerian, e cada missão tem a sua própria história independente. A maior parta da história de cada missão é apresentada no manual, e não no jogo.

Sorcerian (IBM PC) 5

Assim que a missão começar, você ficará chocado quando descobrir que este jogo, que até então parecia ser uma espécie de clone do Wizardry, é agora um jogo de ação side-scrolling. Você controla todos os quatro personagens de uma vez, o que parece um tanto cômico. Todos os personagens andam como os mesmos dois frames de animação, e todos possuem um pulo bizarro e flutuante, que é bem estranho. Isso nunca deixará de parecer ridículo, então é melhor você superar isso de uma vez. Ande por aí, veja os personagens seguirem uns aos outros, pulando precisamente ao mesmo tempo, dê suas risadas, e deixe isso pra lá.

Sorcerian (PC-88)

Os controles do jogo são fáceis. Existe um botão de ataque, um botão de magia, um botão para trocar o líder do grupo… e só. Você interage com o cenário andando contra ele ou pulando nele, e você pula usando a tecla para cima. Os inimigos mais fracos podem ser vencidos com magias de longo alcance, mas os mais fortes precisam ser mortos por golpes diretos de seus personagens. Infelizmente isso pode virar uma bagunça, uma vez que suas espadas e machados tem apenas alguns píxels de comprimento, tornando-as assustadoramente curtas em alcance.

Sorcerian (PC-88) 2

De forma geral, as áreas onde a ação se desenrola são grandes labirintos com um monte de passagens que se conectam, e algo parecido com corredores. Não existe funcionalidade de mapeamento automático em nenhuma versão do Sorcerian, então tenha um caderno sempre à mão. Você vai passar a maior parte do tempo explorando e lutando, mas existem quebra-cabeças à serem resolvidos. Apesar de você ganhar experiência durante o combate (só depois de derrotar todos os inimigos da tela), você só irá receber o seu ouro depois que você completar a missão – todo o aumento dos stats é determinado pela ocupação do seu personagem. De forma geral, Sorcerian é um dos RPGs mais fáceis da Falcom. Ele pode ser difícil no começo, mas assim que você começa a progredir, os personagens logo se tornam como semi-deuses.

Sorcerian (MSX2) Capa

Sorcerian foi lançado originalmente para computadores pessoais japoneses, como o PC-88, PC-98 e MSX2. Interessante é que o Sorcerian foi portado para o IBM PC e lançado nos Estados Unidos pela Sierra Online em 1990. As músicas precisaram ser um pouco alteradas devido às diferenças de hardware de som na época, mas apesar de estar traduzido para o inglês, o jogo é praticamente o mesmo que a versão japonesa. Não existem indícios que o jogo tivesse sido muito popular – francamente, isso se deve ser dar por causa dos péssimos gráficos para a época. Naquele  mesmo ano foi lançado o Ultima VI, com magníficos gráficos VGA em 256 cores e um mundo enorme e detalhado. Sorcerian, com seus gráficos estilizados em 16 cores e com um ponto de vista horizontal parecia bastante antiquado. Sorcerian é em muito uma evolução dos jogos  anteriores da série Dragon Slayer, tendo parte da customização de personagem de Xanadu e a jogabilidade base do Romancia. Como um tributo, um dos cenários da versão original para PC se chama Romancia, e se passa em vários dos mesmos lugares, com a mesma história. O que muda é que desta vez o herói foi transformado em um porco, cabendo agora ao seu grupo resolver o problema. Este cenário foi completamente renomeado na versão americana, e muitas das referências foram removidas, e até uma das músicas principais foi alterada. Não que o público ocidental soubesse muita coisa sobre o Romancia, pra começo de conversa, fazendo disso uma mudança bastante estranha.

Sorcerian (MSX)

Confira mais fotos de todas as versões do jogo na galeria no fim deste artigo.

MP3s

Opening
The Lost Kings Scepter – Dungeon
The Cursed Oasis – Desert
The Cursed Oasis – Sand Castle
The Ice Cave – Cave 1
Cursed Queen Mary – Aboard Ship
The Thieves Tower – The Seal

Discos de Expansão do Sorcerian

Utility Disk Vol. 1

Utility Disk Vol.1 é um nome um tanto enganoso, já que este foi o único “utility disk” lançado nesta série. Ele permite que você fizesse as seguintes coisas:

  • Comprar novos equipamentos;
  • Aprender novas magias;
  • Mudar o nome dos personagens;
  • Lutar contra o dragão;
  • Jogar um jogo de tabuleiro baseado no Sorcerian
  • Fazer várias coisas com o seu user disk;
  • Ouvir à trilha sonora;
  • Jogar um “quiz” sobre o Sorcerian;
  • Ler notícias.

Este disco não foi portado.

“Scenarios” Oficiais

Scenario Vol. 1 – PC8801/PC9801 (1988)
Scenario Vol. 2 (Sengoku Sorcerian) – PC8801/PC9801 (1988)
Scenario Vol. 3 (Pyramid Sorcerian) – PC8801/PC9801 (1988)
Sengoku Pyramid Sorcerian – MSX2 (1992)

Scenario Vol. 1

A Falcom lançou vários pacotes de cenários extras para o “Sorcerian System” em 1988, juntamente com o Utility Disk. O Scenario Vol. 1 contém cenários similares aos encontrados no jogo principal, volumes 2 e 3 tiveram como foco o período do Sengoku no Japão e o Antigo Egito, respectivamente. Em 1992, um pacote contendo ambos “Sengoku” e “Pyramid” foi lançado para o MSX2.

Sengoku Sorcerian

Cada pacote de cenários oferecia cinco novos cenários para você explorar com os seus personagens. “Sengoku” e “Pyramid” não permitiam que você escolhesse que cenário jogar, forçando-o a jogar um de cada vez.

Pyramid Sorcerian

“Scenarios” de Outras Empresas

Sorcerian System New Scenario Vol. 1 – Visitor From Space – PC8801/PC9801 (1989)
Gilgamesh Sorcerian – PC8801/PC9801 (1990)

Gilgamesh Sorcerian

Dois pacotes de cenários foram lançados por uma empresa chamada Takeru Soft. Assim como “Sengoku” e “Pyramid”, Gilgamesh Sorcerian tinha também um tema mítico/histórico… desta vez, o tema era a lenda de Gilgamesh, o rei/herói sumeriano. Visitor From Space não tinha um tema literário/histórico/mítico, mas se tratava da “destruição do meio-ambiente”. Na verdade, Visitor From Space só tem quatro cenários, mas um “quinto” cenário permitia que você visite um feiticeiro, que vende novos ítens mágicos, depois de você terminar os outros quatro cenários.

Gilgamesh Sorcerian (2)

Selected Sorcerian

Os pacotes “Selected Sorcerian” foram criados através de um concurso realizado pela Comptiq Magazine do Japão. Usuários enviavam idéias e designs de cenários, e o editor-chefe da Comptiq e o presidente da Falcom atuavam como juízes. Cada disco continha dois novos cenários para explorar. Existem cinco Selected Sorcerian Disks no total.

Confira mais fotos de todas as expansões do jogo na galeria no fim deste artigo.

Vídeos

Sorcerian para PC-88

Sorcerian para IBM PC

Sorcerian para MSX2

Galeria

Continua na Parte 2!

Um comentário sobre “Série Dragon Slayer, parte 5: Sorcerian (Parte I de II)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s