Companhias Coreanas de MSX – Parte 15: Outros Jogos de MSX

Artigo originalmente publicado no site Hardcore Gaming 101, traduzido para o português pelo site MSX Resources, sob autorização.

Além das empresas já cobertas nos 14 artigos anteriores, sobraram uns poucos jogos de MSX que ainda não foram mencionados. Para tornar esta coleção de matérias a mais completa possívels, apresentamos aqui três outros jogos:

Super Free Kick / HEC’s Spin Kick – Arcade (1988)

A experiência da Haesung Electronics Company no mercado de jogos foi um tanto breve, mas ela foi uma das primeiras empresas desenvolvedoras de jogos arcade, juntamente com a SunA e Dooyong.

Super Free Kick (Arcade)

Seu único jogo conhecido é o Super Free Kick, uma cópia do Free Kick, lançado pela Nihon System em 1987, o que por sua vez é uma espécie de clone do Breakout, onde você deve marcar gols em um campo de futebol até que sua pontuação seja maior que a do “adversário”. A maioria dos jogadores de futebol atuam como blocos móveis de breakout, desaparecendo quando são atingidos, mas alguns formam uma defesa real, chutando a bola em ângulos quase impossíveis.

Super Free Kick (Arcade)

A tecnologia empregada na placa do jogo é bastante estranha, sendo baseada numa placa de MSX2 bastante modificada. Super Free Kick é também um exemplo antigo de propaganda em jogos, com cada fase mostrando anúncios de algumas empresas coreanas no campo.

악마지대 (Angma Jidae)/Devil Zone – MSX (25 de Maio de 1989)

Devil Zone

Devil Zone foi em sua época geralmente comparado com Castlevania, mas isso se dá inteiramente numa comparação superficial, por causa do nome (Angma é a pronúncia coreana para Akuma) e o chicote é uma arma opcional. Na verdade, a jogabilidade se assemelha mais com a dos jogo de luta de plano único, como o  Kung Fu do NES. O jogador caminha da esquerda para a direita, chutando fantasmas, guerreiros e bárbaros e múmias. Alguns inimigos deixam ítens especiais que garantem invencibilidade, parada no tempo, recargas de energia e outras coisas. Outros deixam estrelas vermelhas, que podem ser trocadas por armas. A mais barata é uma espada que aumenta um pouco o alcance, seguida de um chicote, um bumerangue, uma pistola e uma bazuca.

Devil Zone (2)

O jogo é muito mal balanceado, e apesar das armas de tiro deixarem o jogo ridiculamente fácil, os dois últimos dos cinco estágios são praticamente impossíveis sem uma delas e um suprimento extra de estrelas para recarga, já que as armas gastam munição. No fim de cada fase há um chefe à espera, mas seu comportamento é o mesmo sempre, apenas o seu sprite e o padrão de seus tiros que mudam.

Anúncio de Devil Zone

Quase mais interessante que o jogo em si, são suas propagandas fantásticas, que não só copiam descaradamente a capa do Metal Gear da Konami (que por sua vez já copia o filme Exterminador do Futuro), mas também um monte de outras imagens de filmes, capas de disco se sabe-se lá o que mais.

Anúncio de Devil Zone (2)

Veja mais imagens de Devil Zone na galeria no fim deste artigo.

L3W – MSX (Julho de 1990)

L3W (MSX)

O jogo de puzzle L3W foi lançado pela Screen Software, outra loja/pirata de jogos de computador dos anos 80. O jogo em si é uma variante do Columns, Uma versão para Master System chamada Super Columns foi feita para a HiCom, a então distribuidora do console, que também inclui um modo estilo Tetris.

Super Columns (Master System)

Galeria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s