Jogos da Casio – Parte 6

Chegamos à sexta parte da nossa coleção de artigos sobre os jogos da Casio! Escrever esta série tem sido bem divertido, pois estou tendo a chance de conhecer vários jogos de MSX que de outra forma talvez nunca viria à conhecê-los. Espero que o mesmo aconteça com você, que aproveite esta oportunidade para conferir jogos como Spelunker, da Broderbund/Irem, Moai no Hibou e a continuação de Exoide-Z!

26: Spelunker

PLATAFORMA:      MSX1
ANO:             1986
CÓDIGO:       GPM-126
TAMANHO:         32KB
DESENVOLVEDOR:   IREM
PUBLISHER:      CASIO

Spelunker é um clássico dos 8 bits, sendo lançado primeiramente para os computadores Atari em 1983, e depois portado pela Broderbund para o Commodore 64 em 1984 – depois disso, uma infinidade de versões apareceram, incluindo uma para NES e outra para MSX. A versão para MSX foi feita pela Irem (que mais tarde ficaria famosa pelo jogo R-Type), sob licença da Broderbund. Trata-se de um jogo de exploração, onde o jogador controla um explorador numa caverna enorme, na qual deve encontrar um fabuloso tesouro. Assim como outros jogos produzidos por outros fabricantes, Spelunker também foi lançado diretamente pela Irem – esta é inclusive a caixa mostrada ao lado, pois não conseguimos localizar a caixa da versão da Casio para incluí-la neste artigo.

27: TwinBee

PLATAFORMA:      MSX1
ANO:             1986
CÓDIGO:       GPM-127
TAMANHO:         32KB
DESENVOLVEDOR: KONAMI
PUBLISHER:      CASIO

Clássico jogo de tiro da Konami (pouquíssimos jogos da Konami para MSX não se tornaram clássicos). TwinBee tem um visual alegre, estilo desenho animado, bem característico. Neste jogo você controla uma nave, podendo acertar alvos aéreos e terrestres, num sistema parecido com o jogo Xevious, da Namco.  Você pode pegar powerups em forma de sinos, que ficam escondidos nas nuvens.

28: Iga Ninpouten 2

PLATAFORMA:      MSX1
ANO:             1986
CÓDIGO:       GPM-128
TAMANHO:         32KB
DESENVOLVEDOR:  CASIO
PUBLISHER:      CASIO

Iga, Ninpouten 2, ou Iga Ninpou Chou Mangetsujou no Tatakai (ou ainda Handbook of Iga’s technique: the Fight of Full Moon Castle – ufa!) é, como o nome diz, continuaçãdo do Iga Ninpouten original, da própria Casio (jogo no. 17). A sequência inicial da entrada no castelo agora é diferente, em acão horizontal, como o resto do jogo. Veja abaixo os primeiros 10 minutos do jogo. Para ver o final do jogo veja este vídeo.

29: Exoide-Z: Area 5

PLATAFORMA:      MSX1
ANO:             1986
CÓDIGO:       GPM-129
TAMANHO:         32KB
DESENVOLVEDOR:  CASIO
PUBLISHER:      CASIO

Continuação do Exoide-Z (jogo no. 20), Area 5 é um jogo bem melhor trabalhado, mas ainda simples. Assim como seu antecessor, esta versão também bebe da fonte dos jogos de tiro da Hudson, como Star Soldier e Star Force. É um jogo bem difícil. Você possui uma barra “T.Power” que vai aumentando a cada à medida que você mata seus inimigos, mas não consegui ir longe o suficiente para ver o que acontece – arrisco dizer que sua nave deve se transformar… será?

30: Moai no hibou

PLATAFORMA:      MSX1
ANO:             1986
CÓDIGO:       GPM-130
TAMANHO:         32KB
DESENVOLVEDOR:  CASIO
PUBLISHER:      CASIO

Moai no hibou (ou Moai no hihou, não conheço japonês o suficiente para saber o nome correto), também conhecido como Secret Treasure of Moai, é um jogo de ação/puzzle bem inteligente e interessante. Você controla uma coelho armado de um martelo, que deve quebrar blocos, com todo o cuidado, para abrir caminho até a saída da fase. Deve-se ter muito cuidado, pois ao se quebrar um bloco, os demais blocos que estavam apoiados nele caem, podendo esmagar seu personagem, ou destruindo toda a sua estratégia. Esta mecânica lembra um pouco o jogo Mr. Driller, da Namco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s