Jogos da Casio – Parte 5

Estamos de volta com nossa série sobre os jogos da Casio, desta vez apresentando os jogos de número 21 a 25. Estes incluem mais clássicos da Konami, como Yie Ar Kung Fu 2 e Knightmare, além de mostrar um amadurecomento da Casio como desenvolvedora de jogos, com títulos como Ghost House e The Stone of Wisdom.

Aproveite!

21: Yie Ar Kung-Fu 2

PLATAFORMA:      MSX1
ANO:             1985
CÓDIGO:       GPM-121
TAMANHO:         32KB
DESENVOLVEDOR: KONAMI
PUBLISHER:      CASIO

O título completo do jogo é Yie Ar Kung-Fu 2: The Emperor Yie-Gah, que como o nome diz, é continuação direta do clássico Yie Ar Kung-Fu, da Konami.  Apesar do jogo ser melhor que seu antecessor em praticamente todos os aspectos, nunca atingiu a mesma fama. Apesar do jogo ser de 1985, é bem possível que a versão da Casio só tenha saído em 1986, já que os jogos 19 e 20 já são deste ano. Mas não é possível afirmar isso com certeza, já que o a ordem numérica dos jogos não é garantia da sua ordem de lançamento.

22: Knightmare

PLATAFORMA:      MSX1
ANO:             1986
CÓDIGO:       GPM-122
TAMANHO:         32KB
DESENVOLVEDOR: KONAMI
PUBLISHER:      CASIO

Knightmare, também conhecido como Majou Desensetsu, é um dos clássicos absolutos da Konami para MSX (pra variar) e praticamente define o que é jogar um jogo no MSX. A Casio inteligentemente licenciou este título e lançou-o como parte da sua coleção. Para mais sobre o Knightmare, veja este nosso artigo.  Infelizmente não conseguimos encontrar a caixa da versão da Casio para incluí-la neste artigo.

23: Ghost House

PLATAFORMA:     MSX1
ANO:            1986
CÓDIGO:      GPM-123
TAMANHO:        32KB
DESENVOLVEDOR: CASIO
PUBLISHER:     CASIO

Também conhecido como Youkai Yashiki ou ainda Haunted House, este é um jogo de ação criado pela Casio. Ele tem um estilo bem parecido com o jogo The Goonies da Konami, mas desta vez você controla um garoto, desbravando uma casa infestada por fantasmas e monstros. O jogo já mostra mais complexidade, comparado aos lançamentos anteriores da Casio, contando melhores gráficos, passagens secretas, itens à serem colecionados, e uma composição sonora bem menos incômoda. Tudo isso em 32Kb.

24: Koneko no dai bouken

PLATAFORMA:     MSX1
ANO:            1986
CÓDIGO:      GPM-124
TAMANHO:        32KB
DESENVOLVEDOR: CASIO
PUBLISHER:     CASIO

Koneko no dai bouken – Chibi-chan ga iku, Adventure of a small cat – Chibi goes on adventure, Little Kitty’s Great Adventure… estes são alguns dos vários nomes sob o qual esse jogo é conhecido. Trata-se de um jogo de ação de plataforma, no mesmo estilo da série Super Mario Bros., da Nintendo, contando até com powerups similares (veja no vídeo como o gato “cresce” ao pegar o primeiro item). O engraçado é que o gato é incrivelmente pequeno em relação ao cenário, pulando em flores e fugindo de minhocas (!) Parece ser um título mais voltado para o público feminino.

25: The Stone of Wisdom

PLATAFORMA:     MSX1
ANO:            1986
CÓDIGO:      GPM-125
TAMANHO:        32KB
DESENVOLVEDOR: CASIO
PUBLISHER:     CASIO

O título original japonês deste jogo é Kenja no Ishi, mas ficou conhecido no mundo todo como The Stone of Wisdom, seu nome traduzido. De longe um dos melhores jogos da Casio, The Stone of Wisdom tem uma jogabilidade similar ao The Legend of Zelda da Nintendo, onde você controla um guerreiro explorando uma tumba egípcia (pelo menos o tema parece egípcio, pela arte do jogo, mas o layout das salas sugere que se trata na verdade de uma torre). A graça desse jogo está exatamente na exploração, onde você pode revisitar as salas em que esteve, além de contar com passagens secretas. Apesar da música extremamente repetitiva, é um jogo bem interessante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s