Série Dragon Slayer, parte 2 – Xanadu

Artigo originalmente publicado no site Hardcore Gaming 101 e traduzido para o
português por MSX Resources, sob autorização.

O mercado de jogos de computador nos Estados Unidos durante os anos 80 era dominado por empresas como a Sierra, Electronic Arts e Broderbund. Enquanto nossa parte do mundo estava jogando jogos em nossos IBM PCs com gráficos CGA de 4 cores (ou EGA de 16 cores, se tivéssemos sorte), os jogadores de computador japoneses tinham o PC-88 da NEC. Apesar da quantidade de cores não ser muito melhor, os gráficos tinham uma resolução bem mais alta, e a capacidade de som era muito melhor que o speaker padrão do PC –  isso foi antes mesmo das placas de som Adlib se tornarem padrão, e muito antes das Sound Blasters.

Xanadu (PC-88)

Um dos maiores desenvolvedores para PC-88 era a Falcom, e um dos seus primeiros jogos era um RPG chamado Dragon Slayer. Apesar de simplista para os padrões de hoje, este RPG de ação ganhou um grande número de fãs, e assim começou uma grande série de continuações. Apesar dos jogos Dragon Slayer não serem realmente relacionados entre si, os primieros jogos forma feitos basicamente pelo mesmo time, e você pode encontrar pequenas similaridades de gráficos e música entre eles.

Xanadu (PC-88)

O Xanadu original é o segundo jogo da série Dragon Slayer. O visual do jogo é familiar os fãs do jogo Legacy of the Wizard para NES (que é na verdade o quarto jogo da série Dragon Slayer). O spinoff, Legend of Xanadu, é o oitavo e atualmente o último da série. O jogo de PC Xanadu Next, lançado em 2005, não se encaixa realmente em lugar algum da série Dragon Slayer, já que a Falcom a abandou há muito tempo.

Revival Xanadu (PC-98)

Xanadu (PC-88 - Capa)

Série Dragon Slayer:
I: Dragon Slayer
II: Xanadu
III: Romancia
IV: Drasle Family (Legacy of the Wizard)
V: Sorcerian (Parte I) | (Parte II)
VI: Legend of Heroes
VII: Lord Monarch
VIII: Legend of Xanadu

Outros:
Legend of Xanadu II
Xanadu Next

Xanadu – PC-88/MSX/FM-7/PC-98/Saturn/Windows 95 (1985)

Xanadu (MSX - Capa)

O Xanadu original é um RPG de exploração de dungeon de ação side-scrolling, lançado em 1985. Você começa se dinheiro e sem força, mas uma rápida visita ao rei te garantirá algum dinheiro, que você pode usar para treinar seu personagem em várias áreas diferentes. A maior parte do jogo é gasta correndo por cavernas e pulando em escadas, e os cenários estão naturalmente cheios de inimigos. Ao colidir com um aparecerá uma sequência de visão aérea, onde você deverá lutar com vários oponentes. Assim como seu predecessor, Dragon Slayer, você pode atacá-los simplesmente movendo-se para cima deles, mas se você não for forte o suficiente, você será massacrado rapidamente. Você também pode lançar ataques mágicos que tornam as coisas bem mais fáceis, mas você ganha experiência por combate corpo a corpo ou com magia separadamente. Ocasionalmente você encontrará labirintos em visão aérea, que são particularmente irritantes pois elas se passam no escuro.

Xanadu (MSX ROM)

Xanadu é um daqueles jogos que você consegue se imaginar adorando nos anos 80, já que este é um jogo enorme, como muita coisa para se ver e matar. Mas as mecânicas são tão ultrapassadas e os gráficos tão repetitivos que realmente não vale à pena gastar tempo com ele. As antigas versões de computador sofrem de um scrolling truncado e pulos terríveis, apesar de ter retratos decentes de personagens para um jogo tão antigo (mesmo que a arte é bem estranha, mostrando montes e montes de homens sem camisa). Só entrar num dungeon é em si um quebra-cabeça abstrato e sem sentido – a menos que você o descubra, você vai andar em círculos para sempre (Dica:  caia direto para baixo, vá para a esquerda até que o buraco que você caiu saia da tela, e então vá para a direita. Uma loja aparecerá do nada, e então você poderá voltar novamente para a esquerda e descer a escada para a primeira caverna). Este é clássico, talvez, no sentido de que era melhor do que vários outros RPGs para computadores japoneses –  a página da Falcom se orgulha em afirmar que este jogo vendeu mais de 400.000 cópias e é um dos jogos de PC maia sucedidos por lá – mas pelo jeito não envelheceu muito bem.

Xanadu (MSX Disk)

Apesar de ter sido lançado inicialmente para o PC-88, ele também foi trazido ao FM-7 e MSX (tanto no formato em disco quanto em cartucho, com gráficos bem melhorados). As versões para MSX também tem trilhas sonoras totalmente diferentes. Xanadu Scenario 2 foi lançado também para  o PC-88, e se trata apenas de um disco de expansão com novas fases e outras coisas. Muitas das novas músicas foram composta pela lenda das músicas de jogos Yuzo Koshiro, que também forneceria músicas para outros jogos da Falcom, como Ys e Sorcerian. Revival Xanadu 1 e 2 foram lançados em 1996 para o PC-98, mas praticamente não tiveram melhorias – os sprites do personagem são melhores, mas os gráficos de fundos ainda possuem apenas duas cores. Xanadu é também um dos três jogos presentes no Falcom Classics para SEGA Saturn, lançado em 1996. Os gráficos são um pouco melhores, mas ainda defasados, e a música é horrível, considerando as capacidades do sistema. Apesar de ter um scrolling muito mais suave que das versões para PC, o pulo terrível ainda está presente. Existe um modo “Saturn” que facilita alguns procedimentos e torna o jogo menos irritante (elimina os quebra-cabeças para entrar nos dungeons, por exemplo, e torna a criação do personagem mais fácil), mas não é nem de perto o suficiente. Revival Xanadu também foi lançado para Windows 95 por volta da mesma época, e é bastante similar á versão para Saturn, mas novamente, não é suficientemente diferente para tornar o jogo interessante.

Xanadu (Saturn)

Confira mais fotos de todas as versões do jogo na galeria no fim deste artigo.

Faxanadu – Nintendo Entertainment System (1988)

Faxanadu (NES - Capa)

Faxanadu é um spinoff do Xanadu lançado para NES/Famicom (Famicom + Xanadu = Faxanadu.) Apesar da tela de título dizer “Licensed by Falcom”,parece que na verdade foi a Hudson Soft quem realmente fez este jogo, e foi publicado pela Nintendo nos Estados Unidos. Ao se levar em consideração a falta de RPGs no ocidente no fim dos anos 80, Faxanadu era algo especial – um RPG de ação lateral que tinha muitos elementos em comum com o Zelda 2, que logo seria lançado. Você controla um jovem rapaz que volta à sua cidade natal, e acaba descobrindo que a árvore que dá vida à cidade secou. Naturalmente, cabe à você descobrir o problema e resolvê-lo. È um jogo relativamente decente para a sua época – c controle de pulo é um tanto ruim, e os movimentos erráticos dos inimigos tornam o combate difícil, pelo menos até você conseguir um armamento melhor. Você começa com uma adaga quase inútil, mas você consegue magia de ataque à distância logo depois, e eventualmente algumas armas mais respeitáveis. A mais poderosa é a “Dragon Slayer”, que apesar de ser um dos únicos vínculos com a série original para PC, só tem ligação pelo nome. Mesmo assim, este jogo envelheceu um pouco melhor que os jogos Xanadu originais.

Faxanadu (NES)

Confira mais fotos de Faxanadu na galeria no fim deste artigo.

Vídeos

Xanadu (PC-88)

Xanadu (MSX2)

Xanadu Scenario 2 (PC-88)

Revival Xanadu (PC-98)

Faxanadu (NES)

Galeria

Anúncios

6 Respostas para “Série Dragon Slayer, parte 2 – Xanadu

  1. Pingback: Série Dragon Slayer, parte 3 – Romancia | MSX Resources

  2. Pingback: Série Dragon Slayer, parte 1 – Dragon Slayer | MSX Resources

  3. Pingback: Série Dragon Slayer, parte 4 – Drasle Family | MSX Resources

  4. Pingback: Série Dragon Slayer, parte 5: Sorcerian (Parte I de II) | MSX Resources

  5. Pingback: Série Dragon Slayer, parte 5: Sorcerian (Parte II de II) | MSX Resources

  6. Você está sabendo de uma fita k7 com músicas do jogo e uma fita VHS com um anime do jogo com aproximadamente 2 horas? Ambos, supostamente, vinham com o cartucho de Faxanadu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s