Companhias Coreanas de MSX – Parte 11: Softmen

Artigo originalmente publicado no site Hardcore Gaming 101, traduzido para o português pelo site MSX Resources, sob autorização.

소프트맨 Softmen

Fundada em:         por volta de 1984
Status:                     encerrada
Pessoas-chave:            Kim Gicheol
Website:                       nenhum

Perfil:

Esta era uma software house independente bem antiga, com um foco maior em software educacional. Em 1987, o este time deixou sua marca ao se tornar a primeira empresa coreana a lançar um jogo eletrônico no mercado japonês, ou pelo menos disse que assim o fez. A empresa existiu até 1991, mas não causou mais nenhum impacto no mundo dos jogos.

Jogos:

Time Trek – 1986

Capa de Time Trek

Localizações de jogos geralmente não fazem parte das listas desta série de artigos, mas Time Trek merece ser mencionado por se o primeiro jogo fortemente baseado em texto à ser traduzido para o coreano (não é o primeiro jogo a ser traduzido, uma vez que já existiam traduções simples de telas de título pelo menos desde 1984). Este adventure era um jogo obscuro até no Japão, onde foi produzido por uma empresa chamada Policy. É tão obscuro que é até mesmo difícil de se achar screenshots da versão japonesa, e a versão coreana só é conhecida por algumas fotos em péssima qualidade, retiradas das páginas preto e branco da revista Computer Hakseup.

Time Trek - 1

Confira mais imagens de Time Trek na galeria no fim deste artigo.

Return of Jelda – MSX2 (1987)

Return of Jelda - 1

Este jogo precisou de um pouco de investigação para conseguir informações sobre a sua origem. Ele foi lançado apenas no Japão pela Carry Laboratories, que é a única empresa creditada no jogo. Return of Jelda seria conhecido apenas como um jogo da Carry se não fosse por uma pequena menção na revista semanal de economia The Econo File. Tendo como foco o primeiro jogo arcade desenvolvido pela SunA, o artigo segue listando nomes de outros desenvolvedores na ativa, incluindo a Softmen. É mencionado que o time havia fechado um contrato com a Carry para um jogo chamado “Jelda”.

Return of Jelda - 2

Este jogo de tiro conta com gráficos 3D. O jogo em si acontece em dois planos, com lasers para atacar os inimigos voadores e bombas para acertar torres e construções no solo. Ambas as armas devem ser “resfriadas” se usadas em excesso, deixando a nave vulnerável aos ataques inimigos. Mas também o tempo vai consumindo a barra de energia, logo a pressa é obrigatória. O jogador também controla a velocidade da nave, que até pode voar lentamente para trás.

O jogo sofre com um framerate baixo, e os seus simples wireframes são limitados á uma única cor, para um jogo 3D em sua época, ele impressiona pela sua jogabilidade.

Return of Jelda - 3

Carry chegou a publicar dois jogos da série Jelda para PC88 em 1984, mas é bastante improvável que a Softmen tenha tido algum envolvimento nestes jogos.

Confira mais imagens de Return of Jelda na galeria no fim deste artigo.

Galeria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s