Desenvolvendo para PC Engine no MSX

Escrito por Konamito.

Antes de tudo, gostaria de agradecer ao guantxip pelas informações que me permitiram escrever este pequeno artigo sobre um dos ítens mais curiosos do mundinho do MSX e que com certeza muito poucos conhecem. Eu mesmo fique muito surpreso ao tomar conhecimento dele.

Trata-se de um dispositivo para programação para PC Engine à partir de um MSX. Ele se chama Develo Box e possui uma entrada e uma saída em porta paralela (25 pinos) com as quais é possível conectar o console ao MSX (ou à um PC) utilizando os cabos correspondentes. Este kit foi lançado em 1996 apenas no mercado japonês, quase no fim da vida comercial do console (o MSX já estava morto comercialmente à cinco anos) e por isso ficou pouco conhecido. Era fabricado no Japão pela Tokuma Shoten Intermedia, editora da famosa disco-revista MSX-FAN.

Os dois sistemas de entretenimento estiveram relacionados de certa forma, já que alguns jogos de MSX tiveram suas versões correspondentes no PC Engine, como Fray in Magical Adventure e Xevious, por exemplo.

Aparato curioso, não é mesmo?

Link relacionado: Debug Life.

Está também disponível no MediaFire o manual completo, com nada mais, nada menos que 300 páginas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s