Companhias Coreanas de MSX – Parte 5: Clover

Artigo originalmente publicado no site Hardcore Gaming 101, traduzido para o português pelo site MSX Resources, sob autorização.

크로바 Clover

Fundada em:                      1983
Status:                     encerrada
Pessoas-chave: Yi Honggu (presidente)
Website:                       nenhum

Perfil:

Uma empresa de cópias de MSX, similar à Zemina. A maioria de seus jogos são ports não-oficiais. Eles também fabricavam joysticks e famiclones, entre outras coisas.

Jogos:

셜록 호움즈 1탄 (Sherlock Holmes 1) – Dezembro, 1987

Anúncio de Sherlock Holmes 1

Sherlock Holmes foi o primeiro release de software da Clover, sendo anunciado como um jogo “adventure” com texto em coreano na tela. é bem provável que ele tenha sido portado e traduzido de algum jogo estrangeiro de Shelock Holmes. A série Consulting Detective da Icom é uma provável candidata, mas como este jogo não foi preservado, ficamos apenas na especulação.

헬로우 강시 (Hello Kangshi) – Setembro, 1989

Anúncio de Hello Kangshi

Esse é um jogo bastante misterioso: sua existência é apenas conhecida por anúncios antigos da Clover (mas há confirmação de que este jogo foi lançado), e parece não existir nenhum jogo anterior à ele com este título, do qual ele poderia ter sido portado. Hello Kangshi é na verdade o título de uma série de filmes de terror/artes marciais infantil feita em Hong Kong (Haalo Goengsi em cantonês), logo este pode ter sido um port de algum jogo chinês obscuro. Entretanto, esta série também era bastante popular na Coréia, logo este também pode ser um jogo original, ou apenas um jogo japonês renomeado para lucrar em cima do título.

Hello Kangshi - filme

플로팅 (Plotting) – 1989

Anúncio de Plotting

Este jogo apareceu apenas em um anúncio juntamente com Hello Kangshi, mas desta vez o jogo original é bem conhecido. O screenshot abaixo é da versão deste jogo para C64, feita US Gold.

Plotting - versão para C64

홍길동 (Hong Gildong) / Hong Kil Dong – MSX, Master System (Abril, 1990)

Esse é um jogo de ação e tiro com auto-scrolling, baseado na história popular coreana Hong Gildong-jeon. Você deve conduzir o herói, lutando contra fantasmas e demônios até o chefe (que luta de cima de uma nuvem). Em cada fase você pode abrir arcas, que contem vários powerups.

Hong Gildong (MSX)

Isso nos uma boa oportunidade para conhecer a história original, já que este é apenas o primeiro de vários jogos baseados nela: Hong Gildong é o filho de Yangban, um nobre coreano durante a era Joseon (1392 à 1910). Mas apesar disso, ele se encontra na casta social mais baixa, pois sua mãe é uma mera concubina. Logo, apesar de seus talentos, ele não tem perspectiva de avanço social, e não lhe é permitido sequer chamar seu pai de “pai”. Como ele é marcado como um pária, sua família tenta matá-lo, mas ele foge e se torna uma espécie de Robin Hood coreano. Ao fim de várias aventuras, ele conquista Yuldo, uma ilha até então infestada de demônios e estabelece ali uma nação sem discriminação social. A história é popularmente atribuída ao escritor Heo Gyun, do século 16/17, o que não é um consenso entre os historiadores da literatura coreana.

O jogo foi originalmente anunciado por uma companhia chamada Saeron System, mas pelo menos a versão para Master System foi lançada pela Clover, no fim das contas. O verdadeiro desenvolvedor do jogo é desconhecido. Este jogo é extremamente raro, apesar de ser dado de graça em sorteios de revista por vários anos.

Confira mais imagens do gameplay de Hong Gildong (versão para Master System) na galeria no fim deste artigo.

보글보글 (Boggle Boggle) / Bubble Bobble – MSX, Master System (1990)

Boggle Boggle (MSX) 1

Pelo jeito, todo desenvolvedor coreano de MSX tinha que ter sua própria versão de Bubble Bobble. A variante da Clover tinha 100 níveis totalmente novos, que podiam até ser escolhidos individualmente.

Boggle Boggle (MSX) 2

뉴테트리스 (New Tetris) – MSX, Master System (1990)

New Tetris (MSX) 1

A versão da Clover de Tetris. O “New” no título se refere ao novo modo para dois jogadores – obviamente o jogo original foi lançado sem ele, mas não há provas da existência de uma versão anterior da própria Clover.

New Tetris (MSX) 2

Super 수왕기 (Super Suwanggi) – 1990

Capa de Super Suwanggi

Os caracteres chineses da tela de título se lêem como Jyuouki em japonês, o qual é o título original do jogo Altered Beast, da SEGA. Então este é obviamente um port daquele jogo. Não se sabe se o “Super” é indicação de algum feature especial no jogo, ou se isso é apenas uma jogada de marketing.

Confira mais imagens do gameplay de Super Suwanggi na galeria no fim deste artigo.

비지란테 (Vigilante) – 1990

Capa de Vigilante

Mais um port, o jogo de luta de plano único Vigilante é o único jogo da Clover que foi preservado até agora, e é bem melhor conhecido que os outros. O jogo conta com três fases com vários inimigos e chefes, mas os gráficos são bastante ruins até para um jogo de MSX1. E é bastante desbalanceado –  o inimigo mais comum, e supostamente o mais fraco, é extremamente perigoso nesta versão. Há apenas um frame em que é possível acertá-los, ou então estes bandidos vão estrangular o jogador, sugando uma boa parte (senão toda) a sua barra de energia..

Confira mais imagens do gameplay de Vigilante na galeria no fim deste artigo.

슈퍼 브라더스 월드 1 (Super Bros. World 1) – Junho, 1991

Capa de Super Bros World 1

Com a Zemina indo em outra direção com a parte 3 de sua série Super Boy, a Clover resolveu preencher o vácuo por um clone de Super Mario Bros. 3 para MSX. O jogo possui a introdução e o mapa do jogo original, mas as fases são diferentes, com novos tipos de inimigos, como Goomba voadores-bombardeiros (provavelmente para substituir os Paragoombas). Ele é também bem mais curto que o o jogo original. Uma série de hacks deste jogo, chamada Super Bioman, como novas fases e gráficos alterados, foi vendida pela Hello Soft e Segye-ro Electronics.

Confira mais imagens do gameplay de Super Bros. World 1 na galeria no fim deste artigo.

Mais Jogos – 1990

Sky Fighter

Existem alguns jogos que são apenas conhecidos através de um anúncio publicado pela Clover em 1990. De três, apenas o jogo Sky Fighter tem o seu título conhecido, mas não é certo se este jogo era realmente da Clover. Os outros dois mostram texto na tela em Hangeul, logo são desenvolvidos na Coréia ou hackeados. Entretanto, essa última opção  é mais difícil de ser verdade. Um parece ser um jogo de memória, o outro apenas mostra uma tela de pontuação de bônus.

Confira imagens de outros dois jogos desconhecidos da Clover na galeria no fim deste artigo.

Galeria

3 Respostas para “Companhias Coreanas de MSX – Parte 5: Clover

  1. Pingback: Vídeos Interessantes – Parte 39: Let’s Compare! (I) | MSX Resources

  2. Pingback: Vídeos Interessantes – Parte 44: Let’s Compare! (V) | MSX Resources

  3. Pingback: Apresentando os Jogos Coreanos – Parte 4 (Update!) | MSX Resources

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s