Jogos da Casio – Parte 1

Uma coisa que sempre atiçou a minha curiosidade era a prática que algumas empresas de software seguiam ao lançar seus jogos: eles os numeravam, talvez num esforço de incitar os jogadores à colecioná-los. A Casio foi uma destas empresas: seus cartuchos seguiam um design padrão, com caixas pretas, com todos os títulos seguindo uma mesma fonte, e é claro numerados. Foram ao todo 32 cartuchos numerados, de um total de 34 cartuchos de jogos, se contarmos os jogos “Game Land” e mais quatro cartuchos de programação e/ou educativos, totalizando 38 cartuchos, todos para o MSX1. A Casio não lançou nenhum cartucho para MSX2 ou superior, tendo abandonado a plataforma após seus primeiros computadores MSX1.

Então à partir de hoje, estaremos mostrando todos estes jogos da Casio aqui para você, em grupos de 5 cartuchos de cada vez, para que você conheça cada jogo lançado 😉

1: Exciting Jockey

PLATAFORMA:     MSX1
ANO:            1984
CÓDIGO:      GPM-101
TAMANHO:        16KB
DESENVOLVEDOR: CASIO
PUBLISHER:     CASIO

Daishogai Keiba: Exciting Jockey é o primeiro jogo da Casio para MSX. Trata-se de um simples jogo de corrida de cavalos. Ele pode ser jogado por um jogador, ou quatro jogadores podem apostar nos cavalos (!)

2: Exciting Baseball

PLATAFORMA:     MSX1
ANO:            1984
CÓDIGO:      GPM-102
TAMANHO:        16KB
DESENVOLVEDOR: CASIO
PUBLISHER:     CASIO

Nessen Koushien: Exciting Baseball é um jogo simples de beisebol, esporte febre no Japão. Não é nada especial, mas é um jogo competente para o gênero, permitindo ao jogador escolher o seu time (mas ele sempre será azul, enquanto o adversário será vermelho), e comandos fáceis de dominar, um plus para nós, que somos um público estranho á este esporte.

3: Ski Command

PLATAFORMA:     MSX1
ANO:    1984 (1985?)
CÓDIGO:      GPM-103
TAMANHO:        16KB
DESENVOLVEDOR: CASIO
PUBLISHER:     CASIO

Ski Command é um jogo de ação e tiro, recriando aquelas perseguições na neve: você controla um esquiador, que deve desviar dos obstáculos e acertar os inimigos, que vem ao seu encontro em carros de neve.

4: Pachinko-U.F.O.

PLATAFORMA:     MSX1
ANO:            1984
CÓDIGO:      GPM-104
TAMANHO:        16KB
DESENVOLVEDOR: CASIO
PUBLISHER:     CASIO

Pachinko é uma febre japonesa, sendo uma espécie de pinball misturado à caça-níqueis, um tipo de jogo de azar. Não entendo a graça desse tipo de jogo num computador ou vídeogame, mas o fato é que até as plataformas mais recentes continuam a receber jogos de pachinko, então realmente deve ser muito interessante aos japoneses…

5: Circus Charlie

PLATAFORMA:      MSX1
ANO:             1984
CÓDIGO:       GPM-105
TAMANHO:         16KB
DESENVOLVEDOR: Konami
PUBLISHER:      CASIO

Circus Charlie é um dos primeiros jogos da Konami para MSX, e o primeiro desta empresa a ser lançado pela Casio, que ainda lançaria vários outros jogos da Konami sob seu selo. Circus Charlie é um jogo de ação/plataforma portado dos arcades, onde o jogador controla um palhaço, que deve concluir todo o tipo de acrobacia de circo com êxito.

Fontes: GameFAQs, Generation MSX (Software Database)

Uma resposta para “Jogos da Casio – Parte 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s