Do Outro Lado da Cerca: Boulder Dash (1984, Atari 800XL)

Este é o primeiro post da nossa parceria com a Casa dos Nerds! À partir de hoje estaremos mostrando conteúdo deste nosso parceiro no site. Não deixe de visitá-lo no endereço www.casadosnerds.com.br!

Boulder Dash é um jogo que para a época tinha um estilo quase que único, pois reunia características de alguns jogos clássicos (Dig Dug, Mr. Do! etc) e ao mesmo tempo dava uma grande liberdade na tela com mapas diferentes e jogabilidade precisa, além de exigir uma boa dose de raciocínio.

O objetivo principal é controlar o mineiro chamado Rockford e percorrer uma caverna coletando um certo número de diamantes para abrir a saída, mas não pense que é fácil, pois no caminho você encontrará pedras e outros seres curiosos, onde cada coisa segue um padrão de movimentação que você precisará conhecer e prestar atenção. Não é difícil ficar preso sem perceber ou morrer ao cometer um pequeno erro.

Meu primeiro contato com o título foi através da versão para a plataforma MSX1, o que me garantiu bons momentos na infância. Com o desenvolvimento dos emuladores, desejei conhecer a primeira versão onde o título nasceu, e além de ter ficado com o queixo caído por não imaginar que a plataforma de origem era capaz de prover tamanha qualidade, também senti que a versão do MSX perdeu um pouco ao não ser capaz de prover um deslocamento (scroll) suave da tela. E quem é a plataforma de origem de Boulder Dash? São os clássicos microcomputadores Atari de 8 bits.

O quê, estou escrevendo tudo isso e você nunca ouviu falar de Boulder Dash?

Então vou contar mais algumas coisas sobre o título. O jogo simultaneamente une os gêneros plataforma, raciocínio e ação, foi lançado em 1984 pela primeira vez para os microcomputadores Atari de 8 bits (mencionado acima) e logo após foi portado para as plataformas Apple II, MSX, ZX Spectrum, Commodore 64, ColecoVision, NES, BBC Micro, Acorn Electron, PC, Amstrad CPC, Amiga, Arcades etc. Depois ainda surgiram uma quantidade absurda de clones em tudo quanto é lugar.

Achou que parou por aí e Boulder Dash ficou no passado? Em 2011 o título ainda está com força total e chegou a receber uma versão atualizada para PC e Xbox 360 chamada Boulder Dash XL, sem contar variações e conversões para iPhone, iPad e outros celulares. Pois é, me parece que as aventuras de Rockford não terminarão tão cedo. E dá-lhe saudosismo!

Apesar de todas estas versões e conversões, sinceramente em minha opinião particular considero que a experiência definitiva do título ocorre ao jogar a primeira versão original em um emulador de Atari 800 ou para quem tem mais sorte, jogar no hardware real:

Agora vem o brinde para os fãs… Para quem não sabe, existe uma versão demonstrativa do título que estava sendo programada para o Atari 2600 há mais de uma década (isso mesmo!), e agora esta versão está finalizada e será lançada oficialmente!

Boulder Dash para Atari 2600 não é uma versão “capada”, pelo contrário, apresenta uma jogabilidade perfeita com física idêntica ao original, contendo sons e gráficos com a maior fidelidade que um Atari 2600 pode oferecer, uma verdadeira proeza técnica. O port ficou tão bem feito que teve a total cooperação da “First Star Software”, a real detentora dos direitos do jogo.

Segundo o anúncio, a versão para Atari 2600 possui todas as 16 cavernas e 4 intermissões da versão original do titulo, jogáveis através de 5 diferentes níveis de dificuldade, somando mais de 80 níveis únicos de pura diversão. Infelizmente esta obra prima estará disponível somente em dezembro de 2011 em uma tiragem limitada oficial de 250 cópias, se quiser maiores informações (em inglês) basta acessar o tópico de lançamento no fórum AtariAge.

Enfim, este é o nosso querido e próspero Boulder Dash, um título sólido, divertido e completo. Não tem como dizer que é um jogo para uma certa idade ou preferência, simplesmente recomendo a todos. É definitivamente old, but GOLD!

Old but Gold é uma coluna escrita por Mauro Xavier, para o seu site, a Casa dos Nerds. Esta coluna apresenta reviews de jogos para várias plataformas retrô e é apresentada aqui no MSX Resources em uma parceria direta com o CdN.

Anúncios

3 comentários sobre “Do Outro Lado da Cerca: Boulder Dash (1984, Atari 800XL)”

  1. Excelente post, é o tipo de jogo que não tem prazo de validade, sou viciado nesse estilo de jogo por causa do estilo instigante e replay infinito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s