Tech Demo de Street Fighter II para MSX

Os aficionados por jogos de luta tiveram por muito tempo o Street Fighter II como referência – o jogo que todo mundo queria jogar. Se você não fosse capaz de realizar os golpes especiais de cada personagem, você ficava relegado á uma espécie de “segunda divisão” de jogadores. A “primeira divisão” era composta por uma elite com experiência (e milhares de fichas gastas) nos fliperamas. Estes eram os grandes “experts” da luta de rua em pixels que todos queriam imitar, alguns com maior ou menos sucesso. Mas por que o jogo da Capcom fazia tanto sucesso? Com certeza era por causa da grande variedade de personagens disponíveis (cada um com movimentos, habilidades e histórias únicas), os diferentes cenários para cada luta, os excelentes gráficos, a fluidez do movimentos… Todo o conjunto era perfeito. Todos os jovens da época queriam que a ação frenética de Street Fighter II fosse transportada para a tela da TV de suas casas. E nem todos tiveram a mesma sorte.

Vamos nos stuar no tempo: estávamos no ano de 1991 quando os fliperamas floresciam no Japão, ano que coincidia com o declínio do MSX e portanto não havia o mínimo interesse em portar Street Fighter II para nossas telas, mesmo que pedíssemos de joelhos.Mas haviam no mercado outros sistemas com mais chance de futuro: os consoles 16 bits. E assim aconteceu: no ano seguinte, 1992, o Super Nintendo recebeu a primeira conversão, bastante fiel ao original, (recordo ter jogado por muitas e muitas horas na casa de um amigo).

Uma vez mais os fãs de MSX ficaram com as mãos abanando… e desta vez não era nada mais, nada menos que o jogo de que todo mundo estava falando! Houveram alguns desenvolvimentos completamente amadores que tentavam acalmar nossa sede de luta, como por exemplo o Street Neo Fighter II, com os protagonistas do jogo original da Capcom caricaturizados e com uma jogabilidade aceitável, assim como o Street Fighter, de um autor desconhecido, para os MSXs Turbo R (apesar de não parecer, devido aos gráficos rudimentares).

Street Neo Fighter II

Mas nada poderia consolar os fãs mais tenazes que queriam ver Ryu e Ken na tela do MSX. E parece que esta espera está finalmente chegando ao fim: norakomi, o desenvolvedor de Manbow 2 está fazendo testes de gráficos, e com a ajuda do GhostwriterP montaram um tech demo em formato ROM, que já está disponível para download.

Julgue com seus próprios olhos e imagine se será possível desfrutar do Street Fighter II em MSX2, com gráficos e animações decentes. Apesar de não saber muito, aposto que sim.

Links relacionados:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s