A História da Microsoft


Este é o primeiro post da nossa parceria com o blog do PopolonY2K, sobre MSX e retrocomputing! A partir de hoje estaremos mostrando conteúdo deste nosso parceiro no site. Não deixe de visitá-lo no endereço www.popolony2k.com.br!

Não sou  nenhum pouco fã da Microsoft, entretanto devo admitir que o sua implementação da linguagem BASIC clássica para o MSX, dialeto conhecido como MSX-BASIC, é um dos melhores produtos originais da Microsoft.

Me lembro que na década de 80 a Microsoft, uma empresa jovem, ágil e ainda não tão poderosa como nos tempos atuais, tentava colar sua imagem a todas novas tendências mundiais, sendo comum a empresa se aproximar de todas as marcas que estavam “bombando” na época, foi assim com a IBMApple e o consórcio MSX.

Oportunamente, no início da década de 90, a empresa de Redmond se esforçou para não ter sua marca ligada à marcas concorrentes e principalmente à parte de sua história não tão bem sucedida e o MSX é reconhecidamente parte dessa história. Por anos a Microsoft ignorou a existência do MSXem sua história, talvez pela cultura americana de só exaltar o sucesso e esquecer os fracassos, mas a verdade é que hoje vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde cada vez mais a cultura local perde espaço a uma cultura global.

Um bom exemplo de que a história é mais forte do que o nosso desejo de apagar atos indesejados do passado  é uma excelente série que conta a história da Microsoft, desde seus primórdios e o principal de tudo, contado pela própria Microsoft em seu site Microsoft Developer Network (MSDN), que é reconhecida fonte de informações para desenvolvedores na plataforma Microsoft, principalmente Windows.

O mais interessante ainda é que após anos se esquivando de parte de sua história, finalmente aMicrosoft coloca o MSX como parte da mesma, inclusive citando um fato conhecido através de informações coletadas no mundo underground, de que o MSX foi uma ação conjunta entre a Microsoft, a fabricante de computadores SpectraVideo (SVI) e mais 4 outras empresas japonesas, isso segundo relato de Bill Gates no vídeo da série.

Outro ponto interessante é que nessa série, de 2009, o próprio Bill Gates conta detalhes esclarecedores até mesmo para os profundos conhecedores da história do MSX. Outra coisa bem legal é ver no vídeo diversas imagens de jogos de MSX, principalmente de MSX 2.0 e superiores, como AlesteTreasure of UsasPenguin AdventureHinotoriAshguineZanac ExMetal Gear, entre outros.

Abaixo o vídeo que relata o ano de 1984 na história da empresa. Esse vídeo é de uma fonte noYoutube, pois o site da Microsoft só disponibiliza os vídeos se você tiver o famigerado Silverlightinstalado o que não é o meu caso que uso Linux e também não deve ser o caso da maioria dos usuários  que usam Windows :) :) :)

The history of Microsoft (1984)

[]‘s
PopolonY2k

Referências na internet:

Microsoft Corp.
http://www.microsoft.com

IBM Corp.
http://www.ibm.com

Apple Inc.
http://www.apple.com/

MSX (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/MSX

Microsoft Redmond (Google Maps)
http://maps.google.com/maps/place?cid=118546500136700318&q=microsoft+redmond&hl=en&ie=UTF8&ll=47.700867,-122.193546&spn=0.000116,0.000172&t=m&z=13&vpsrc=0

Microsoft Developer Netword (MSDN)
http://msdn.microsoft.com

BASIC Language

http://en.wikipedia.org/wiki/BASIC

MSX-BASIC
http://en.wikipedia.org/wiki/MSX_BASIC

SpectraVideo  (SVI)
http://en.wikipedia.org/wiki/Spectravideo

The History of Microsoft
http://channel9.msdn.com/Series/History

Aleste
http://en.wikipedia.org/wiki/Aleste

Treasure of Usas
http://en.wikipedia.org/wiki/U%C5%9Fas

Penguin Adventure
http://en.wikipedia.org/wiki/Penguin_Adventure

Hinotori (Mangá)

http://en.wikipedia.org/wiki/Phoenix_%28manga%29

Ashguine
http://www.generation-msx.nl/msxdb/softwareinfo/883

ZanacEx
http://en.wikipedia.org/wiki/Zanac_EX

Metal Gear
http://en.wikipedia.org/wiki/Metal_gear

Uma resposta para “A História da Microsoft

  1. Pingback: Parceria PopolonY2K Rulezz | MSX Resources

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s