Kralizec Abandona o desenvolvimento para MSX

Página atualizada ontem.

Kralizec, um dos mais prolíferos desenvolvedores atuais de jogos para MSX anunciou hoje sua intenção de abandonar o desenvolvimento para a plataforma, depois de uma discussão polêmica que surgiu no fórum do MSX.org, onde o usuário mars2000you anunciou ter descoberto um método para driblar a proteção de código de seu jogo Goonies ‘R’ Good Enough para rodá-lo em emuladores.

Nesta mesma discussão, a MSX Cartridge Shop anunciou que os jogos Bomb Jack, Majikazo, Operation Wolf e o próprio Goonies ‘R’ Good Enough estão de agora em diante com suas vendas suspensas no site, à pedido de Kralizec.

Esta discussão trouxe à tona vários pontos de vista sobre a ética de desenvolvimento e venda de jogos com propriedade intelectual de terceiros, emulação, pirataria e tudo mais (o jogo nunca esteve disponível para download, só podendo ser adquirido em forma de cartucho), como podem ser acompanhado no fórum. Mas o importante é que com isso perdemos um ótimo desenvolvedor na enxuta cena MSX, o que é algo lamentável.

Esperamos que Kralizec reveja sua posição em volte em breve á nos agraciar com ótimos títulos no futuro. Que este fato isolado não seja o fim de algo tão bom.

Fonte: MSXBR-L, Fórum MSX.org

Anúncios

5 comentários sobre “Kralizec Abandona o desenvolvimento para MSX”

  1. O Slotman me falou que está trabalhando em uma versão da ROM crackeada por ele, com suporte a PSG+SCC que será vendida a R$ 1.99 no site da Icon Games. Uma bela economia sobre o cartucho que era vendido a quase 40 euros…

  2. Bobagem da Kralizek, visto que, com quase certeza (quase, não total), ela não pagou direitos para desenvolver um jogo sobre os Goonies, tampouco para portar o game Bombjack para MSX2… Por outro lado, é compreensível que ela não queira mais desenvolver para a plataforma, que apesar da grande atividade de sua imensa comunidade de fãs que dão uma certa “sobrevida” ao nosso querido MSX, ainda assim acredito que não seja suficiente para gerar algum lucro relevante que justifique o esforço em produzir novos softwares para um computador antigo de 8 bits já há anos descontinuado oficialmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s