A Plataforma GR8BIT

protótipo do GR8BIT

O russo Eugeny Brychkov apresentou recentemente seu projeto para um “novo” MSX, o GR8BIT. A idéia do GR8BIT não é ser um MSX “pronto” ou fechado como os lançados no passado, mas sim uma plataforma modular, baseado em gabinetes padrão ATX e placas com slots de expansão (neste caso, até o processador ficaria situado numa placa de expansão, para fácil troca de configuração).

Com isso, seria possível montar qualquer configuração de MSX, com quaisquer opcionais. VDP, processador, memória, interfaces, tudo isso seria colocar em uma placa separada, permitindo ao usuário montar um MSX ao seu gosto, ou teoricamente até a criação de novos MSXs mais atualizados (com mais de 1 processador, por exemplo), outras opções de processamento de vídeo, teclados e mouses de PC, interface IDE, etc.

Apesar de bastante promissor, a coisa não é tão simples assim: o GR8BIT não é “vendido” – ele não é um produto que pode ser adquirido, mas sim uma plataforma para ser licenciada. Em seu site, Brychkov vende licenças de fabricação do GR8BIT, para que fabricantes possam fabricar componentes compatíveis com a plataforma. E mesmo que você queira fabricar um só para você, teria que comprar uma licença individual para ter acesso aos esquemáticos.

O GR8BIT foi concebido desta forma com o intuito de ser uma plataforma educacional: colégios e universidades poderiam, por exemplo, licenciar a plataforma para utilização em seus cursos de hardware e engenharia, onde os alunos fariam seus micros e criariam suas próprias placas de expansão, ensinando desde simples conceitos de eletrônica, assim como soldagem e montagem de circuitos, até design de computadores. Empresas poderiam usar a plataforma para treinamento de técnicos, e indivíduos poderiam usá-la para testar suas habilidades e aprimorar conhecimentos.

A licença dá acesso aos esquemáticos das placas, manuais e suporte técnico, assim como futuras atualizações, caso houverem.

A especificação atual do GR8BIT é um MSX2 (podendo ser alterado para um MSX2+), como suporte à fonte ATX,  vídeo RGB, interface PS/2 para teclado/mouse, interfaces de disco e IDE, 7 slots internos e 2 externos.

Confira fotos das placas e do protótipo funcionando no site do projeto.

Fonte: GR8BIT

Uma resposta para “A Plataforma GR8BIT

  1. Pingback: Projeto Orbit | MSX Resources

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s