SymbOS, ambiente gráfico para MSX!

Desktop do SymbOS no MSX

Olá pessoal,

Hoje vamos falar do SymbOS, (SYmbiosis Mustitasking Based Operating System), um ambiente gráfico completo baseado em janelas, para MSX2, 2+ e TurboR.

O SymbOS surgiu como um ambiente gráfico para Amstrad CPC e PCW, baseado no GEOS para Commodore 64, e foi portado para MSX em 2006. A última versão, a 2.0, foi lançada em 2007.

Como disse anteriormente, o SymbOS é baseado em janelas, no mesmo estilo do Microsoft Windows, e pode rodar em qualquer compudaTor MSX2 com 128k de RAM, ou melhor. Ele possui algumas características bastante avançadas, como suporte à HDs de até 128GB (lembre-se que estamos falandO em computadores de 8 bits!). Seu visual é bem similar ao do Windows da Microsoft, com a barra de tarefas, relógio e o botão Start nos mesmos lugares, e suporta até 32 janelas simultâneas, que podem ser redimensionadas e movidas, além de contar com botões, checkboxes e tudo o mais que vemos nos ambientes gráficos tradicionais.

Uma coisa bem bacana é que o SymbOS é inteiramente feito em Assembler, e por isso roda bem rápido apesar destes computadores serem bastante antigos. Outra coisa legal é que o SymbOS separa as aplicações do hardware se entrepondo como uma camada intermediária, assim softwares desenvolvidos para o sistema não precisam ser adaptados ou recompilados para rodar no MSX ou nos Amstrads – a menos, é claro, que o software não faça refências específicas à hardware de equipamento específico.

O SymbOS pode utilizar sistemas de arquivos CP/M, AMSDOS, FAT12, 16 e 32 não apenas no MSX, mas em todas as plataformas por ele suportadas, além de ter suporte nativo à arquivos de até 2GB de tamanho, algo bastante incomum em sistemas 8 bit.

Não deixe de visitar o site oficial do SymbOS para mais informações. Além de encontrar as últimas versões do sistema para download (juntamente com o seu código fonte), lá você podera baixar vários aplicativos, como gerenciador de arquivos, vídeo player, visualizado de imagem e outros.

Confira mais alguns screenshots na nossa galeria:

Fontes: SymbOS, Wikipedia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s