Modelo da Semana: Sanyo Wavy 3

Olá!

Estamos de volta com o Modelo da Semana! Neste domingo temos outra bizarrice do mundo do MSX, dessa vez trazida até nós pela Sanyo, o Wavy 3. E o que ele tem de tão interessante? 3 SLOTS! isso numa época que MSX com 2 slots era luxo!

Sanyo Wavy 3

Sanyo Wavy 3

O Sanyo Wavy 3 foi um modelo MSX1 lançado pela Sanyo em 1984, no Japão. Existe pouquíssima informação sobre esse modelo na internet. Em 1984, os primeiros MSXs estavam sendo lançados, e eram bastante simples: tinham teclado simplificado, 8 ou 16k de memória (8k era o mínimo da especificação MSX1, e os modelos com “todos” os 64k só vieram mais tarde), apenas 1 ou 2 slots para cartucho e não tinham drives de disquete ainda. Mas daí vem a Sanyo, e resolve chutar o pau da barraca: lança o Wavy 3, com 3 slots de cartucho (por isso o nove Wavy “3”) na tentativa de deixar a concorrência para trás.

Mas como assim 3 slots? O máximo de slots para MSX não são 2?

A resposta é sim e não. Um computador MSX tem normalmente 3 slots: 2 externos e um interno. Este terceiro slot geralmente é reservado para interfaces e periféricos opcionais, que podem ser oferecidos instalados dentro da máquina pelo fabricante (como os MSX1 da Yamaha, que possuem um sintetizador de som interno; esse sintetizador ocupa um slot interno, como se o computador já viesse com um cartucho “embutido” nele, não-removível. Mas como o MSX estava apeans começando, não haviam tantas opções assim de que se usar nesses slots, então a maioria dos MSXs vinham com apenas um slot. Alguns fabricantes já pensavam mais longe e ofereciam os 2 slots, pensando na utilização da máquina á longo prazo, ou simplesmente apostando na versatilidade, uma vez que mais periféricos e cartuchos de expansão deveriam aparecer mais cedo ou mais tarde.

Então a Sanyo resolveu ir mais longe: já que não tinha no momento alguma opção de hardware interessante para oferecer “embutida” em seu computador, resolveu apostar no slot extra como diferencial. E isso é uma opção muitíssimo interessante nos computadores MSX1, já que estes ainda não vinham com chips de áudio FM or interfaces de disco internas, então o slot 3, que estaria reservado para isso ficaria sem uso – colocando o slot para “fora”, dá-se ao usuário a flexibilidade, por exemplo, de ligar um jogo, uma expansão de memória RAM e uma interface de disco simultaneamente, algo que seria impossível em outro computador MSX da época. Este também foi o primeiro modelo lançado com a marca de fantasia “Wavy” pela Sanyo.

O único fabricante que chegou perto de uma solução parecida foi a Casio – seus computadores MSX1 vinham com apenas 1 slot, mas o usuário poderia acoplá-los à “expansion docks” (similares à bases para notebooks, que temos hoje em dia), que adicionavam 1 ou 2 slots extras, além de mais ram e portas extras, como porta para impressora, por exemplo.

Ficha Técnica:

NOME                   Wavy 3
PADRÃO                 MSX1
FABRICANTE             Sanyo
PAÍS  	               Japão
ANO  	               1984
SOFTWARES INCLUSOS     Microsoft Extended Basic (MSX Basic V1.0)
TECLADO                QWERTY mecânico (sem teclado numérico)
RAM  	               16 kb
VRAM  	               16 kb
ROM  	               32 kb (MSX-BASIC 1.0)
PORTAS ENTRADA/SAÍDA   2 entradas de joystick
                       3 slots de cartucho
                       Porta paralela (impressora)
                       Saída de vídeo RGB (?)
                       Conector para Data Recorder

Galeria:

Fontes: HCMOld-Computers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s