Do Outro Lado da Cerca: Sabotage (1981, Apple II)

Olá pessoal,

Apresento hoje outra coluna que se tornará recorrente aqui no blog: Do Outro Lado da Cerca, ou: o que seus amigos jogavam enquanto você brincava com o seu MSX😉

Vocês devem estar lembrados que os anos 80 não foram só a década do MSX: o mercado era bem dividido, e alguns tinham MSX, outros Apple II, PC-XT, outros ainda Spectrum ZX ou CP400/500 e os famosos Telejogos ou Ataris 2600.

Eu por exemplo, tive um vídeogame Telejogo II e o computador Exato Pro da CCE, que era um clone do Apple II, com drive de 5 1/4 (o simpático “Horacio”) e monitor monocromático de fósforo verde. Joguei muito Karateka, Eliminator, Drol e Bandit nele, assim como o jogo que apresentarei hoje, o frenético SABOTAGE.

Sabotage é um jogo criado por Mark Allen para Apple II, em 1981 (eu só o conheci em 1985) e tinha uma premissa incrivelmente simples: Você controla uma canhão, que deve derrubar helicópteros e paraquedistas (dane-se a Convenção de Genebra) antes que um número suficiente de paraquedistas chegue ao solo e exploda o seu canhão – daí o nome Sabotage = Sabotagem😉

O jogo é bem frenético, pois vc precisa rotacionar a torre de um lado para o outro, e os padrões de helicópteros e lançamento de paraquedistas é randômico. O jogo em si não tem final, a graça toda está em competir para saber quem aguenta mais tempo, ou faz mais pontos. Disputa por pontos inclusive é uma tarefa muito difícil e ingrata, uma vez que você acumula pontos por cada inimigo derrubado, mas perde pontos por cada tiro perdido… à menos que você tenha uma mira absurdamente boa, vai ver seu placar regredindo mais rápido do que aumentando😛

O jogo conta também com uma opção bem divertida e interessante: você pode escolher suar um tiro teleguiado, onde os tiros disparados podem ser dirigidos de um lado para o outro ao se movimentar o canhão. Essa opção pode tornar o jogo até mais difícil, sendo mais uma opção de preferência pessoal do que uma ajuda real ao jogador.

E o jogo tem umas animações e detalhes muito bacanas:

  • paraquedistas podem ser mortos em pleno ar, atirando-se neles ou em seus pára-quedas. Caso você acerte o paraquedista, ele se “desintegra” em pixels; caso destrua seu pára-quedas, ele cai em queda livre até o chão e se espatifa. Eu adorava isso quando criança😀
  • helicópteros, quando destruídos, soltam destroços, que podem acertar os paraquedistas próximos, destruindo seus pára-quedas, para maior alegria das crianças;
  • quando um número suficiente de paraquedistas se acumulava de um dos lados do canhão (eles não podem passar de um lado para o outro do canhão, nem você pode atingi-los depois que eles chegam ao solo) eles fazem uma pirâmide humana para alcançar seu canhão no alto da plataforma para explodi-lo🙂
  • paraquedistas que já chegaram ao solo em segurança podem ainda ser mortos, se por sorte você conseguir destruir o pára-quedas de alguém e fazer o paraquedista se estatelar em cima de seus amiguinhos no chão.
  • mais para frente no jogo (se você sobreviver o suficiente para isso) deverá também derrubar aviões bombardeiros, que despejam bombas sobre seu canhão. Você deve destruí-los (ou suas bombas) antes que o atinjam, pois basta uma bomba para o Game Over.

Ficha Técnica:

NOME: Sabotage
PLATAFORMA: Apple II
ANO: 1981
DESENVOLVEDOR: Mark Allen
PUBLISHER: On-Line Systems
JOGADORES: 1
FORMATO: Disco 5 1/4 polegadas

Fonte: Wikipedia, YouTube

4 Respostas para “Do Outro Lado da Cerca: Sabotage (1981, Apple II)

  1. No Atari 2600 existe uma versão desse jogo, publicado em 1982 pela US Games, chamada Commando Raid. É muito divertido também, bem colorido e com um bom grau de dificuldade. Curiosamente, quase todo mundo que eu conheço o chamava pelo apelido infame de “jogo do piruzinho”😄

  2. Olá, também tive o exato pro da CCE, e estou tentando lembrar o nome de um jogo onde dois helicópteros se confrontam no ar, controlados pelo jogador, com paraquedistas a bordo, ao mesmo tempo em que as tropas, carros anti aéreos e tanques são comprados e seguem em direção a base inimiga pelo chão. Alguém lembra?

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