Especial Gradius, Parte 5: Gofer no Yabou II/Nemesis 3

Gofer no Yabou: Episode II / Nemesis 3: Eve of Destruction – MSX / Saturn / PlayStation (1988)

Capa do Nemesis 3 (MSX)

A primeira fase de Gofer no Yabou: Episode II consiste de uma série de sóis flamejantes, finalizando em uma luta contra uma gigantesca águia flamejante. Á primeira vista, este parece ser simplesmente um port do Gradius II para MSX – mas na verdade, depois desta fase, é um jogo completamente diferente. O título infere que reste seria uma continuação do jogo arcade, essencialmente fazendo deste jogo um “Gradius II 2″. A palavra “Gradius” tecnicamente não faz parte do título, mas a letra “G” no logo é o mesmo usado nos jogos anteriores para MSX. (o título europeu acaba com esta confusão, sendo chamado apenas de  Nemesis 3). Nota do Tradutor: acredito aqui haver um equívoco do autor – apesar do nome Gofer no Yabou Episode II parecer inferir que está é uma contunuação de Gradius II (arcade), a história envolve James Burton e Venom, que são personagens de Gradius 2 (MSX). Veja aqui para mais detalhes.

Assim como em Gradius II, você pode escolher entre quatro diferentes configurações de armas, assim como dois tipos de escudo. Você também pode escolher a sua formação de Options, com opções para uma formação fixa ou um padrão rotativo. Além das fases padrões de plantas e biológica, há uma fase recheada de buracos negros, que te transportam para o começo da fase. No meio desta fase existem ondas gravitacionais que podem fazê-lo perder o controle da nave, se não tiver cuidado. Existe também uma fase bem bacana, cheia de agulhas, e uma fase de areia, reminiscente da fase em Gradius III, completa com uma luta contra uma série de vermes estranhos. Há também uma fase moai, mas desta vez elas parecem ser um pouco cibernéticas. Há também uns dois chefes do Gradius II, incluindo o chefão final, e uma tentativa de replicar a aranha-robô gigante.

Ao invés de se obter armas dos chefes como em Gradius 2 do MSX, você pode achar armas secretas escondidas em cada fase. A maioria destas são similares ás armas- bônus do Gradius II, com a adição de algumas variantes bem poderosas do laser padrão. Estranhamente, este é um dos poucos jogos de nave que apresenta um elemento de busca de itens. A história é que os Bacterions viajaram no tempo para raptar James Burton – o herói de Gradius 2 para MSX – quando ele ainda era uma criança. No papel de um descendente de James, pilotando a nave Vixen, você deve viajar de volta no tempo para encontrá-los. À partir de um certo ponto do jogo você precisa vasculhar cada canto de cada fase, em busca das várias partes do mapa que te mostrará a localização da criança raptada. Se você falhar em coletar as três partes até um certo ponto no jogo, você será mandado de volta á aquela fase para continuar a busca. Há também um radar escondido que te ajudará à localizar estas partes, e um escudo secreto que abrirá o final “bom” do jogo. Existem várias sequencias animadas que aparecerem entre as fases, explicando a narrativa, em maior quantidade do que em qualquer outro jogo da série.

Como nos outros dois jogos de MSX antes dele, o scrolling é quadro a quadro e bem irritante. E diferentemente do Gradius 2 para MSX, Gofer no Yabou Episode II nunca foi portado para nenhuma outra plataforma (com exceção das versões emuladas nos Antiques MSX Collection para Saturn e PlayStation) logo ele nunca foi melhorado em qualquer aspecto. A idéia de coleta de items pode ser um tanto incômoda, mas também adiciona algum replay value. Este é também um pouco mais fácil que os outros jogos da série para MSX, especialmente pelo fato que os inimigos são bem generosos ao soltar power orbs. E a música, é claro, excelente. Apesar da limitações técnicas, é bem legal ver os desenvolvedores experimentarem com idéias diferentes.

Veja mais fotos de  Gradius 3/Nemesis 3 na galeria abaixo.

MP3s

Baixe aqui

We Followed the Sun

Vídeos

Nemesis 3 Gameplay (MSX)

Nemesis 3 Intro (MSX)

Galeria

Semana que vem: Gradius III!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s